Antecipação da vacina contra o vírus H1N1

Paciente que teve o caso confirmado já recebeu alta e está fora de perigo

19 de abril de 2016
Começou na segunda-feira, dia 18, a campanha de vacinação contra o vírus H1N1 para o público-alvo, que são crianças de seis meses até menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que deram a luz em 45 dias e pacientes renais crônicos. Já idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, agentes prisionais, a população privada de liberdade, indígenas e pacientes com doenças crônicas (com prescrição médica) começarão a ser imunizados a partir de 30 de abril, preconizado pelo Ministério da Saúde como o dia D em todo o país. A vacinação seguirá até o dia 20 de maio.

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, informa que até o momento existem cinco casos notificados de H1N1 no município. Deste número, apenas um foi confirmado, e os outros ainda estão em análise laboratorial. O paciente que teve o caso confirmado já recebeu alta e está fora de perigo. Houve ainda um outro caso, de uma estudante angrense que faz faculdade no Rio. Por estar em Angra somente nos finais de semana, não é possível afirmar que ela contraiu o vírus no município.

A Secretária de Saúde também informa que a medida de antecipar a vacinação se deu de forma preventiva, por conta do aumento significativo do número de caso em todo estado do Rio de Janeiro. Angra não tem nenhum caso de óbito causado pelo vírus.

As aplicações em Angra estão sendo feitas em todas as 45 salas de vacinação, ou seja, em quase todas as unidades de saúde do município.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas com pneumonias que buscam atendimento em hospitais e entre 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.