Programa Melhor em Casa transforma vidas com atendimento de saúde domiciliar em Angra
Equipe multidisciplinar com pediatra, enfermeira, fonoaudióloga e fisioterapeuta já atendeu mais de 900 pacientes
Com foco em humanização e acolhimento, a Prefeitura de Angra dos Reis mantém, desde 2013, o programa Melhor em Casa. A iniciativa leva atendimento de saúde domiciliar a pacientes com necessidades especiais, idosos e pessoas com mobilidade comprometida, proporcionando conforto e segurança às famílias. Nesse período, mais de 900 moradores foram atendidos e, atualmente, cerca de 40 pacientes são acompanhados pela equipe, com visitas regulares –mais de uma por semana, em alguns casos.
O Melhor em Casa oferece um cuidado contínuo, centrado no bem-estar do paciente e da família, evitando, sempre que possível, internações prolongadas e desnecessárias. Com uma equipe composta por 16 profissionais, o serviço conta com pediatra, enfermeira, fonoaudióloga, fisioterapeuta, entre outros profissionais. A unidade de Angra é considerada referência no Estado por incluir um pediatra na equipe, diferencial essencial para os atendimentos infantis.
Um dos casos que mostra a importância do programa é o do pequeno Heitor, de 2 anos, que nasceu com encefalopatia hepática isquêmica e precisa de ventilação mecânica desde os primeiros momentos de vida. Ele permaneceu internado no CTI até os 7 meses de idade até que, em 2023, graças à parceria entre a Prefeitura de Angra dos Reis e o Hospital HINJA de Volta Redonda, deixou o ambiente hospitalar e foi acolhido em casa com todo o suporte necessário.
— Tudo o que eu mais queria era ter meu filho em casa. E foram eles, com o programa Melhor em Casa, que tornaram isso possível, tirando o Heitor do hospital e trazendo ele para o nosso lar. Cada dia é um aprendizado e, com cada pequena evolução, vivemos uma grande vitória – destaca Roberta Cassoli Gomes, mãe do Heitor.
Durante o processo de transferência, foi realizada a capacitação da mãe de Heitor, treinada para prestar os cuidados diários ao filho com apoio técnico contínuo da equipe do Melhor em Casa, já que Heitor continua recebendo acompanhamento multidisciplinar em sua residência.
— A equipe do Melhor em Casa está sempre presente, não só nos atendimentos, mas também nos momentos de dúvida. Eles acolhem a gente de verdade. Não vêm apenas cuidar da criança, mas também olham para a mãe, com uma palavra amiga, um abraço de conforto e isso faz toda a diferença no nosso dia – finaliza Roberta.
Além dos atendimentos clínicos, o programa investe em estratégias de acolhimento e aproximação com os pacientes, principalmente os pediátricos. Músicas, brincadeiras e estímulos lúdicos durante as visitas domiciliares tornam o atendimento mais leve e humanizado, promovendo um ambiente mais amigável tanto para os pacientes quanto para os familiares.
Outro ponto fundamental é o preparo técnico oferecido aos cuidadores. A equipe realiza um trabalho de orientação completa para lidar com a rotina do paciente, equipamentos e procedimentos específicos. Essa atuação integrada transforma o lar em um espaço seguro de cuidado, e dá mais autonomia e segurança para toda a família.
— O trabalho do Melhor em Casa vai muito além da assistência técnica. Nosso foco é oferecer um atendimento humanizado, que respeite a individualidade de cada paciente e leve conforto também aos familiares. Nossa equipe multidisciplinar é altamente comprometida e atua de forma integrada para garantir um cuidado completo. Cada pequena melhora é resultado desse trabalho coletivo, e isso nos motiva a seguir com ainda mais dedicação – afirma Carol Campanário, enfermeira e coordenadora do Melhor em Casa.
Para acessar o serviço, os familiares do paciente devem procurar as equipes das estratégias da saúde com o histórico de saúde e solicitar o atendimento. Após a efetivação do pedido, a equipe do Melhor em Casa avalia a necessidade do atendimento domiciliar semanal, e verifica se o nível de complexidade do caso corresponde aos critérios de classificação do programa, determinados pelo Ministério da Saúde.
Em caso de dúvidas ou mais orientações, os familiares também podem procurar diretamente a equipe do Melhor em Casa, que atende na Sala 01, localizada na área externa da Secretaria de Saúde, na Rua Almirante Machado Portela, 85 – Balneário, em frente ao ponto de ônibus.