Defesa Civil em capacitação do estado
Pauta foi cadastramento e uso do Cartão Defesa Civil e do sistema de alerta por SMS
18 de abril de 2016
Representantes da Defesa Civil de Angra dos Reis participaram na última quinta-feira, dia 14, em Mangaratiba, da capacitação sobre cadastramento e uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil e sobre o sistema de mensagens SMS. O evento foi promovido pelo coordenador regional de Defesa Civil da Costa Verde, major Márcio Rodrigues Montenegro, para as defesas civis de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty.
Além da Defesa Civil estadual estiveram presentes técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para tratar da capacitação, cadastro e uso do sistema de envio de alerta por SMS.
– Recebemos orientações do estado e do Banco do Brasil para proceder antes e após os desastres, principalmente no momento de resposta, que é o da assistência humanitária, como aluguel social, cestas básicas, abrigos provisórios, vestuários e artigos de higiene pessoal, e no da reconstrução, que é o restabelecimento de serviços essenciais, como obras provisórias para restaurar serviços essenciais, acessos terrestres, comunicação, fornecimento de água, energia e remoção de escombros – explicou o superintendente de Defesa Civil, Francisco Júdice. O superintendente destaca as cinco fases de Defesa Civil: prevenção, preparação, mitigação, resposta, reconstrução.
Além do superintendente de Defesa Civil, estiveram presentes na capacitação o gerente administrativo Alex Veríssimo, o tesoureiro Ednaldo Mascarenhas e o superintendente de Planejamento e Gerenciamento de Crises, Alexandre Azevedo.
Além da Defesa Civil estadual estiveram presentes técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para tratar da capacitação, cadastro e uso do sistema de envio de alerta por SMS.
– Recebemos orientações do estado e do Banco do Brasil para proceder antes e após os desastres, principalmente no momento de resposta, que é o da assistência humanitária, como aluguel social, cestas básicas, abrigos provisórios, vestuários e artigos de higiene pessoal, e no da reconstrução, que é o restabelecimento de serviços essenciais, como obras provisórias para restaurar serviços essenciais, acessos terrestres, comunicação, fornecimento de água, energia e remoção de escombros – explicou o superintendente de Defesa Civil, Francisco Júdice. O superintendente destaca as cinco fases de Defesa Civil: prevenção, preparação, mitigação, resposta, reconstrução.
Além do superintendente de Defesa Civil, estiveram presentes na capacitação o gerente administrativo Alex Veríssimo, o tesoureiro Ednaldo Mascarenhas e o superintendente de Planejamento e Gerenciamento de Crises, Alexandre Azevedo.