SAAE inicia medição por smartphone

Órgão também recebeu doação de uma Van para ser transformada em um laboratório móvel

18 de janeiro de 2017
Há um pouco mais de 20 dias à frente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Angra dos Reis, Paulo Cezar de Souza inicia sua gestão adotando a filosofia do trabalho em conjunto com os servidores. O novo diretor presidente do órgão já se reuniu com todos os funcionários, realizou treinamento de pessoal e iniciou a implantação de um novo sistema de medição de consumo, que permitirá reduzir expressivamente o risco de erros e reduzir o tempo para a emissão e impressão de boletos de cobrança, todo isso utilizando um celular smartphone. A impressão feita do documento de cobrança na hora da leitura do serviço é a segunda fase do programa.
O novo sistema de leitura começou a funcionar na segunda-feira, dia 16, mas antes, Paulo César, com o auxílio de seu superintendente de Administração, Jairo Rodrigues e o servidor do SAAE perito em TI – Tecnologia da Informação, Carlos Alberto Rocha (assessor de gestão), realizaram diversos testes e somente depois, definiram para o início, o Parque Mambucaba, por ser um bairro muito grande e com a rede de distribuição complexa. O sistema também facilita a detecção de ligações clandestinas, os famosos “gatos”, que tanto prejudicam a empresa responsável pela distribuição de água como o próprio consumidor.
- A cobrança do serviço de distribuição de água é muito importante, pois se não houver, o SAAE não terá como trabalhar direito e servir a população. Não adianta trocar a diretoria do órgão, se o consumidor não cumprir como seu dever de pagar pelo serviço. Em Volta Redonda, o SAAE foi considerada a 4ª empresa do Estado em qualidade, modernidade e saneamento, sendo ainda a 1ª empresa do Estado a se destacar, - enfatizou Paulo Cezar, que dirigiu o SAAE de Volta Redonda por 13 anos e saiu atendendo ao convite de Fernando Jordão para assumir a autarquia na cidade, com uma história de sucesso.
A segunda etapa do programa, que é a impressão do boleto feita na hora da leitura, dependerá da aquisição de impressora própria, ou seja, portátil e leve, para facilitar o manuseio da mesma pelos leituristas.
SAAE ganha Van para ser transformada em Laboratório Móvel
Os primeiros passos já foram dados para a implantação de um laboratório de análise de água móvel. O diretor-presidente do órgão, Paulo Cezar de Souza conseguiu receber, a título de doação da Receita Federal, uma Van, que será transformada em um laboratório móvel, que permitirá analisar a água consumida em Angra dos Reis. A equipe do SAAE está agora pesquisando preços para equipar a Van internamente com móveis e aparelhos internos para a realização da análise.
Atualmente, este trabalho é realizado em Jacuecanga e com a implantação da unidade móvel, se ganhará agilidade e os gastos com os constantes transportes da origem da água até o laboratório, pois a análise será feita na hora e as ações para reverter possíveis problemas na qualidade do líquido, serão tomadas também com muita rapidez. A meta da nova diretoria do SAAE é conseguir aportar recursos e implantar o laboratório em, aproximadamente, três meses.
SAAE continua atuando para ajudar a CEDAE
A equipe do SAAE Angra continua se dedicando ao máximo para que o serviço de distribuição de água no município seja eficiente, independente de sua área de abrangência. No final de semana, sábado e domingo, a equipe esteve atuando na Avenida Caravelas, no Balneário, para ajudar na solução de um problema que deixou o bairro Marinas sem água em suas torneiras. Além do pessoal, o SAAE também disponibilizou um caminhão retroescavadeira para agilizar os trabalhos. No final de domingo, o fornecimento de água já tinha sido restabelecidos naquela região.