Projeto Fotógrafo Cidadão no Belém

Entrega dos certificados de participação do curso foi realizada no último sábado

17 de dezembro de 2012
Foi realizada na quadra coberta do bairro Belém, no dia 15 de dezembro, a cerimônia de certificação da segunda turma de formandos do projeto Fotógrafo Cidadão.
O evento aconteceu às 19h30, e dezenas de pessoas prestigiaram a cerimônia. O projeto é realizado através da Secretaria de Ação Social em parceria com a Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis (Afocar) e a Eletrobras –Eletronuclear.
O objetivo do Fotógrafo Cidadão é oferecer os meios e as condições para que adolescentes de 12 a 16 anos, da própria comunidade, sejam capacitados a realizar e divulgar registros fotográficos de seus bairros, aprendendo assim os fundamentos da fotografia.
Familiares daqueles que participaram do projeto Fotógrafo Cidadão no Belém compareceram em peso ao evento. Também estavam presentes o secretário de Ação Social, Walter Costa Filho, a representante da Eletronuclear, Liliana Marinas, o gestor técnico do projeto, Miguel Alves, e o gestor operacional do próprio, Fernando Carvalho, assim como o presidente da Afocar, Salomão Ferreira, entre outras autoridades.
O projeto foi iniciado em outubro deste ano, e os ensinamentos foram transmitidos em cinco sábados, com 10 horas de aulas práticas e 10 de aulas teóricas – a aula inaugural aconteceu no dia 20 daquele mês. Todo o aprendizado necessário ao projeto foi transmitido aos participantes na Escola Municipal Princesa Isabel.
Foram confeccionados 50 certificados. A maioria deles, 40, foi entregue aos participantes do projeto no Belém; os 10 restantes foram cedidos aos monitores da primeira turma do projeto, formada no Monte Castelo. Antes da entrega, o aluno Alefer Cristian dos Santos Honorato falou em nome daqueles que participaram do Fotógrafo Cidadão, sublinhando a importância dele para os adolescentes. A entrega dos diplomas foi efetuada após uma apresentação teatral de integrantes do projeto Iva.
Alguns alunos também entregaram homenagens aos responsáveis pelo projeto, reconhecendo a importância do Fotógrafo Cidadão na criação de novos olhares fotográficos no município.
Para o secretário de Ação Social, o projeto é muito importante. “Essa ação é grandiosa. O Fotógrafo Cidadão fornece uma oportunidade que talvez esses adolescentes não pudessem usufruir, já que o projeto é gratuito e oferece a porta de entrada para uma possível profissão. É uma ação que pode recuperar vidas”, conclui Walter Costa Filho.