Asas de Angra vai se associar à ABP

Entrada na Associação Brasileira de Parapente trará segurança e incentivo ao voo livre da cidade

17 de março de 2016
A Associação Asas de Angra Paraglider, que reúne os adeptos do voo livre em Angra dos Reis há dois anos, assinou nesta quarta-feira, 16, com o apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Angra, um documento que define as alterações em seu estatuto necessárias para que a entidade entre na Associação Brasileira de Parapente, que tem sede em São Paulo.

A iniciativa fortalecerá a associação, dando mais credibilidade e mais segurança ao vôo livre da cidade. Fundada em 2002, a ABP, que conta com mais de seis mil associados pelo país, trabalha buscando a profissionalização e a instrução qualificadas do esporte, habilitando pilotos e instrutores e padronizando os critérios da prática esportiva em todo o país

A ABP poderá atuar em prol da associação Asas de Angra, que conta hoje com 18 associados, no sentido de delimitar o espaço aéreo utilizado pelos pilotos de parapente de forma a evitar que outras aeronaves invadam esse perímetro, levando risco e a possibilidade de acidentes para a modalidade.

Marcos Antônio Barbosa, presidente do Asas de Angra, mostrou-se satisfeito com o ato. Segundo ele, a entrada na ABP possibilitará também a chegada de novos associados e a abertura de uma escola de voo livre.

- A associação à ABP mostra que temos um grupo aqui que respeita as normas do vôo livre e nos dá o respaldo que estávamos precisando para nos consolidar – comemorou.

A gerente de Esportes da Secretaria de Esportes e Lazer, Márcia Assad, estava presente na reunião de assinatura da ata. Ela lembrou que a secretaria deu todo o apoio necessário para a formação da Associação Asas de Angra e também para que ela seja aceita pela Associação Brasileira de Parapente.