Conselho do Idoso promove debate

Tema do seminário foi a prevenção da violência

16 de junho de 2016
A Prefeitura de Angra, por meio do Conselho Municipal do Idoso, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Secretaria de Saúde, promoveu na tarde de quarta, dia 15, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), uma ampla discussão sobre o combate à violência contra o idoso. O evento contou com um público formado por idosos que ouviram atentamente os profissionais da Assistência Social e também da Secretaria de Saúde. O tema foi “A prevenção da violência começa em casa”. O VI Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa também contou com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Municipal.

– O seminário tem por objetivo chamar a atenção de nossa população para a questão da violência contra o idoso, conscientizar potenciais agressores das implicações desse ato e empoderar nossos idosos de forma que eles possam se prevenir de situações de abandono e violência – frisou a presidente do conselho, Marly Pimentel.

Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neuza Nardelli, o cuidado com o idoso vai além. É necessário trabalhar desde o tratamento em casa à mobilidade urbana.

– Precisamos discutir que presente nossos idosos têm e que futuro nós, futuros idosos, teremos. Por isso, é necessário discutirmos mobilidade urbana enquanto política pública. Além disso, trabalhamos em parceria com a Secretaria de Saúde e demais órgãos de proteção ao idoso. Somos uma rede, precisamos trabalhar juntos. Não podemos trabalhar isolados – observou a secretária.

Participaram da mesa-redonda a coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência, Carla Cabral; a nutricionista Mara Cristina e a geriatra Michele Moreira, da Secretaria de Saúde; a assistente social e superintendente do Creas, Susana de Oliveira, e a psicóloga Áurea Morita, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

SOBRE A DATA
O evento foi para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. No Brasil, passou a ser incorporada ao nosso calendário em 2009.