Celebrações da Semana Santa já movimentam Angra dos Reis

Programação teve início no Domingo de Ramos (13) e segue até o Domingo de Páscoa (20), com missas, procissões e momentos de fé e tradição

16 de abril de 2025

Angra dos Reis já vive o clima de fé, tradição e espiritualidade com a programação da Semana Santa 2025, organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio. As celebrações tiveram início no último domingo (13), com a tradicional procissão de Domingo de Ramos, e seguem até o Domingo de Páscoa (20).

Entre os destaques da programação estão a tradicional Encenação da Paixão de Cristo, marcada para sábado (19), às 20h30, no Cais de Santa Luzia, e o Tríduo Pascal, que tem início na quinta-feira (17) com a Missa da Ceia do Senhor e o rito do Lava-pés, culminando no Domingo de Páscoa (20) com a Procissão do Senhor Ressuscitado e missas solenes às 17h e 19h, na Igreja Matriz.

Ações de apoio da Prefeitura

Para garantir o bom andamento das celebrações da Semana Santa, a Prefeitura de Angra, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, realizou uma série de ações de apoio. As igrejas Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Santa Luzia passaram por pintura e melhorias na iluminação, e uma tenda foi instalada no Largo da Matriz para abrigar os fiéis em caso de chuva. 

A Prefeitura também contratou a Banda Jardim Sarmento para acompanhar as procissões e missas solenes, disponibilizou carro de som para dar suporte aos cortejos religiosos e cedeu peças do acervo do Museu de Arte Sacra da cidade.

Ainda como parte do suporte à estrutura religiosa, os altares representando os passos de Jesus foram instalados em diversos pontos do centro histórico e já estão prontos para a tradicional Procissão do Encontro, que acontecerá nesta terça-feira (15), às 18h30. As imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores sairão da Igreja Matriz e do Convento do Carmo, respectivamente, e se encontrarão no Largo da Matriz, em um dos momentos mais simbólicos da Semana Santa.

— A Semana Santa em Angra é mais do que uma tradição religiosa, é um patrimônio vivo da nossa cidade, que une fé, cultura e memória. Cada detalhe da programação, desde as procissões até a Encenação da Paixão de Cristo, é pensado com muito carinho, respeito e apoio do poder público. Nosso compromisso, enquanto Secretaria de Cultura e Patrimônio, é garantir que esses momentos tão simbólicos aconteçam com a estrutura e a dignidade que eles merecem, valorizando a história e a identidade cultural do povo angrense — afirmou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA SEMANA SANTA 2025

Terça-feira Santa, 15 de abril

12h – Missa na Igreja Matriz

18h30 – Procissão do Encontro: imagens saem da Igreja Matriz e do Convento do Carmo. Sermão no Largo da Matriz

Quarta-feira Santa, 16 de abril

12h – Santo Terço para santificação do clero, na Igreja Matriz

18h – Missa dos Santos Óleos, na Catedral de Itaguaí

TRÍDUO PASCOAL

Quinta-feira Santa, 17 de abril

19h – Missa da Solenidade da Ceia do Senhor e Lava-pés, na Igreja Matriz

Sexta-feira Santa, 18 de abril

Vigília com o Santíssimo Sacramento durante a manhã, no Convento do Carmo

15h – Ação litúrgica da Paixão e Morte do Senhor, na Igreja Matriz

Sábado Santo, 19 de abril

9h – Setenário de Nossa Senhora das Dores, no Convento do Carmo

19h – Santa Missa da Vigília Pascal, na Igreja Matriz

20h30 – Encenação da Paixão de Cristo, no Cais de Santa Luzia

Domingo de Páscoa, 20 de abril

6h30 – Procissão do Senhor Ressuscitado, do Convento do Carmo até a Igreja Matriz

8h – Café Paroquial no Largo da Matriz

17h e 19h – Missas na Igreja Matriz