Prefeitura de Angra inicia o programa Agente Jovem de Defesa Civil
Atividades, com foco em cidadania, meio ambiente e prevenção de riscos, começaram nesta terça-feira, 15

Foi iniciado nesta terça-feira, 15, na Escola Municipal Júlio César de Almeida Larangeira, no Parque das Palmeiras, o projeto Agente Jovem de Defesa Civil, promovido pela Prefeitura de Angra dos Reis durante o recesso escolar. Ao longo de duas semanas, 170 crianças da rede pública municipal, entre 8 e 12 anos, participam de uma programação que une conhecimento, esporte e conscientização ambiental.
O projeto busca ensinar, de forma lúdica e prática, noções de cidadania, preservação ambiental e prevenção de desastres. As atividades incluem oficinas de capoeira, skate e primeiros socorros, trilhas, visitas ao Horto Municipal e ao Parque da Cidade, ações educativas sobre riscos geológicos e dinâmicas esportivas como futebol, queimada, gincanas e escalada. A rotina ainda conta com momentos cívicos diários e alimentação completa.
– Esse projeto é uma iniciativa muito importante, pois envolve crianças de diversos bairros da cidade com o objetivo de apresentá-las aos procedimentos da Defesa Civil para a redução dos impactos causados pelas chuvas. É uma ação que promove a integração entre a sociedade, os jovens e a Defesa Civil, estimulando a conscientização, o planejamento e, acima de tudo, a resiliência – destacou o secretário de Defesa Civil, Fábio Júnior Pires.
As crianças foram divididas em turmas, que recebem nomes simbólicos de ilhas da cidade. A primeira semana, de 15 a 18 de julho, será dedicada aos grupos Ilha Sandri, Ilha dos Meros, Ilha Gipóia e Ilhas Botinas. Na semana seguinte, de 22 a 25 de julho, as turmas Ilha Cataguáses, Ilha Sundara, Ilha Caieira e Ilhas Arpoador participam das atividades.
O encerramento do projeto será no dia 25 de julho, às 17h, no Estádio Municipal, com a presença dos participantes, seus responsáveis e autoridades municipais. As crianças receberão certificados e bottons simbólicos, pelo envolvimento nas atividades.
Aluna do 8º ano da Escola Municipal Alexina Lowndes, Catarina Giori, de 11 anos, destacou a importância da iniciativa:
– O que aprendemos aqui pode ser compartilhado com outras pessoas e ajudar quem precisa. Estou animada para aprender atividades como rapel e reforçar conhecimentos sobre plantio. Como costumo ter pouco para fazer nas férias, fiquei empolgada com essa chance e decidi aproveitar – contou Catarina.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil, com apoio das secretarias de Educação; Juventude e Inovação; Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania; Esporte e Lazer; Urbanização, Parques e Jardins e Instituto do Meio Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR).