Angra forma gestores pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Iniciativa busca garantir a alfabetização de todas as crianças até o 2º ano; capacitação segue até o dia 25

15 de julho de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, deu início nesta semana à etapa presencial das trilhas formativas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A ação envolve gestores, pedagogos e auxiliares de direção de 64 unidades da rede pública municipal, incluindo escolas do 1º ao 5º ano e CEMEIs. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e busca garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de promover a recomposição das aprendizagens dos alunos do 3º, 4º e 5º anos.

As formações presenciais começaram na segunda-feira, 14, e seguem até o dia 25 de julho, na Escola Municipal Júlio César de Almeida Larangeira. Participam 115 gestores e auxiliares de direção, e 40 pedagogos. 

– A formação continuada é essencial para garantir avanços na aprendizagem e no desenvolvimento das nossas crianças. Este programa contribui não apenas com a alfabetização na idade certa, mas também com o fortalecimento da gestão escolar e das práticas pedagógicas. É um investimento direto na qualidade da educação pública de Angra, especialmente neste ano em que os alunos do 5º ano participarão da Prova SAEB, avaliação importante para medir o desempenho da nossa rede e orientar futuras ações educacionais – destacou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.

A formação aborda temas essenciais para a qualidade da educação, como alfabetização, organização do trabalho pedagógico, ambiente alfabetizador, avaliação, educação inclusiva e neurociência aplicada à aprendizagem. As atividades estão alinhadas aos programas municipais PAAIC (Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa) e PAAIC+, que visam a fortalecer as práticas pedagógicas e a ampliar as oportunidades de aprendizagem dos alunos da rede.

– Essa formação nos impulsiona a continuar, com mais clareza e estratégia, o trabalho de alfabetização nas escolas. Nosso papel de inspirar e liderar se torna mais leve e mais efetivo a partir dessa troca de experiências. Dá um novo ânimo, uma motivação extra. A cabeça da gente começa a voar, a imaginar novas possibilidades, novas atividades para aplicar com os alunos. A formação nos inspira e enriquece nossa prática, abrindo caminhos para um trabalho mais criativo e eficaz em sala de aula – comentou a gestora da Escola Venera Silvia de Aguiar, Kelly Rodrigues.

A trilha formativa é composta por duas etapas: uma fase a distância, com 64 horas de aulas ao vivo e gravadas, além de atividades e materiais didáticos na plataforma Moodle; e uma fase presencial, com 32 horas conduzidas pela equipe técnica da Secretaria de Educação, formada por multiplicadores capacitados pela FGV. Ao final do processo, os participantes recebem certificação oficial emitida pela Fundação.