Educação realiza exposição EJA Guarani no teatro municipal

Visitação ocorre de quarta a domingo, até o dia 22 de maio

15 de abril de 2016
Já está disponível no Teatro Municipal de Angra a exposição fotográfica “Viagem Sociocultural Guarani Mbyá“, que é resultado de um projeto de extensão do Iear/UFF, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, realizado no ano de 2014 com a turma de EJA Guarani. O trabalho mostra um pouco mais da história e cultura da tribo, com belas imagens de suas trajetórias.

A visitação é livre e ocorre de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h. As escolas interessadas em agendar uma visitação orientada e/ou um vídeo debate sobre a história e cultura dos povos indígenas no Brasil poderão entrar em contato com o Núcleo de Ações e Políticas Interculturais da Secretaria Municipal de Educação, pelo email sec.gec@angra.rj.gov.br. A exposição segue até o dia 22 de maio.

O projeto, financiado pela Capes/MEC, por meio do programa Novos Talentos, proporcionou a 25 jovens indígenas da aldeia Sapukai, no Bracuí, realizarem o percurso migratório inverso Guarani Mbyá, visitando 10 aldeias guarani de Angra até a Argentina. Esta jornada pedagógica foi produzida e acompanhada por professores, coordenadores, bolsistas e profissionais colaboradores que atuaram na turma. Na viagem, além das fotografias, foram produzidos quatro curtas e um longa-metragem.

Todo o trabalho de imagem, vídeo e edição foi desenvolvido pelos jovens guarani por meio de oficinas de cine-foto-vídeo, realizado ao longo do projeto. A curadora da exposição foi a professora de fotografia Rita Rocha, e a coordenação-geral do projeto ficou por conta de Domingos Barros Nobre (Iear/UFF).