Alunos da rede pública preparam recepção para a tocha

Escolas e creches municipais têm realizado atividades em alusão às Olimpíadas

14 de julho de 2016
Faltam apenas 13 dias para a chegada da tocha olímpica em Angra dos Reis e os preparativos para recepcionar a chama estão a todo vapor. Buscando envolver o maior número de jovens com o evento, a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) e a Secretaria Municipal de Educação têm realizado um trabalho sistemático de mobilização nas escolas da rede municipal de ensino, com o intuito de garantir que o espírito olímpico contagie as crianças.

Diversas escolas e creches municipais têm realizado atividades em alusão à tocha olímpica e aos Jogos Olímpicos. Foi o que aconteceu nas escolas municipais Regina Célia, Manoelina Rodrigues, Santos Dumont, Marechal Dutra e na Creche do Parque Mambucaba, que nas últimas semanas realizaram oficinas de arte e atividades esportivas, em que aproximadamente 2 mil alunos participaram de diversas dinâmicas. No mesmo sentido, a Escola Municipal Mauro Sérgio da Cunha realizará, de segunda a sexta, entre os dias 18 e 22, sempre às 14h, uma série de atividades com o tema “Olímpiada”. O evento será aberto para a participação de pais e responsáveis, além de toda a comunidade do Campo Belo.

Além disso, a Secretaria de Educação está viabilizando o transporte para que os alunos que fazem parte dos projetos esportivos de judô, na Escola Municipal Nova Perequê, e de Tênis, nas escolas municipais Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck e Cacique Cunhambebe, recepcionem a tocha olímpica vestindo seus quimonos e empunhado suas raquetes.

Pensando em garantir a participação dos alunos especiais das Escolas Municipais de Deficientes Visuais e de Educação de Surdos, além dos da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD) e da Associação Pestalozzi de Angra, a Secretaria de Educação está organizando uma recepção animada para o momento em que a tocha olímpica chegar na Vila do Abraão, na manhã do dia 28 de junho, em Jacuecanga. Aproximadamente 150 alunos terão a oportunidade de acompanhar bem de perto os momentos finais do revezamento da tocha olímpica em Angra dos Reis.

— O processo de formação dos nossos alunos passa também por esses momentos simbólicos, que no caso da tocha é único. Estamos buscando levar o espirito olímpico para todas as escolas da rede municipal de ensino, incentivando a prática de esportes e estimulando a criatividade dos alunos. O resultado desse nosso esforço tem sido incrível, e as crianças têm adorado — afirmou a secretária de Educação, Jane Aparecida.

Para o presidente da TurisAngra, envolver as crianças com o revezamento da tocha olímpica é garantir momentos de alegria e celebração.

— As crianças vivem o simbolismo do espírito olímpico com muito mais intensidade e contagiam todos que estão ao seu redor. Estamos trabalhando para que o revezamento da tocha olímpica em Angra seja um momento de celebração e união, para que as famílias vão às ruas e recebam esse símbolo dos Jogos Olímpicos. As Olímpiadas nunca antes foram realizadas no hemisfério sul e provavelmente irá demorar muito tempo para que retorne ao Brasil. Então temos que aproveitar esse momento, celebrar a união dos povos e mostrar a alegria do povo de Angra dos Reis para o mundo — concluiu Klauber Valente.