Teatro Angrense é reconhecido na Alerj

Grupo teatral Artêros recebeu na segunda, 13, o diploma Heloneida Studart de Cultura por contribuir para o fortalecimento da cultura e da arte no RJ

14 de junho de 2016
O Grupo Artêros de Teatro, coletivo formando com atores e músicos de Angra dos Reis, recebeu na segunda-feira, 13, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o diploma Heloneida Studart de Cultura. A honraria é concedida a artistas e entidades que contribuem para o fortalecimento da cultura e da arte no estado e foi concedida pela Comissão de Cultura da Alerj a 28 agraciados. Além de receber o diploma, o grupo ainda pôde apresentar uma cena curta do espetáculo A Cabaça da Existência, com a presença de cerca de 200 convidados. Esta é a terceira edição da entrega do diploma, concedido pela Comissão de Cultura da Alerj, presidida pelo deputado Zaqueu Teixeira.

– Estamos imensamente gratos e felizes com o reconhecimento do nosso trabalho. Temos apenas dois anos de construção e uma vida imensa para trilhar. Os reconhecimentos que começam a chegar só nos encorajam – afirmou o fundador do grupo, Ramon de Souza – Receber um diploma com o nome de Heloneida Studart, por tudo que ela representa, só nos estimula a seguir adiante. Além de escritora, jornalista e ensaísta, Heloneida foi uma brava defensora da democracia e da Cultura aqui na Alerj, onde estamos recebendo este título. Mais um motivo de orgulho – completou a atriz Letícia Mendes.

Neste ano, 61 instituições e pessoas físicas ligadas à área cultural fizeram sua inscrição. Membros da Comissão de Cultura selecionaram as 28 que receberam o diploma. Para a escolha foram observados os critérios de relevância cultural, diversificação das linguagens e as regionalidades, sendo 50% da capital e a outra metade do interior e Região Metropolitana.

- É o segundo ano que concedemos o Diploma Heloneida Studart de Cultura, o que me deixa muito honrado e feliz. As pessoas que lutam com afinco pela disseminação cultural em nosso estado merecem essa homenagem. Para além disso, com o diploma estamos elevando o nome de Heloneida, uma mulher à frente do seu tempo que muito defendeu a cultura. Relembrar uma grande batalhadora, neste momento de retrocesso, é fundamental para reafirmar as lutas das mulheres – afirmou o presidente da Comissão de Cultura da Alerj, Zaqueu Teixeira.

Integrante da comissão, o deputado Eliomar Coelho disse que a classe artística, apesar da crise econômica, consegue se reinventar e merece receber a homenagem.

– Temos que louvar iniciativas que contribuem efetivamente para o desenvolvimento da cultura. O estado tem uma gama de diversidade cultural que se mostra por meio de atividades e movimentos.

A atriz Letícia Sabatella também foi premiada. Como plateia da apresentação da cena curta de A Cabaça da Existência, a atriz ficou encantada com o talento dos atores e elogiou o trabalho.

– Que lindo conto! Eu não conhecia essa história da mitologia Iorubá. Quanta energia boa. Meus parabéns pelo lindo trabalho – declarou a atriz ao final da apresentação.

– Foi uma alegria muito grande estarmos nesse espaço que é parte da história do nosso país. Não há como sair daqui menos que feliz e grata por tudo – Finalizou a atriz do grupo, Vitória Lopes, após receber os cumprimentos de Letícia Sabatella.

O superintendente de Artes, Daniel Domingues, que representou a secretária de Estado e Cultura, Eva Dóris Rosental, ressaltou que o diploma marca um posicionamento político em benefício das artes.

– Ainda estamos numa sociedade problemática. As redes sociais mostram o quanto o mundo ainda é racista, misógino, homofóbico, preconceituoso em geral. A cultura ajuda a solucionar esses problemas e esse diploma vem para chancelar e motivar as pessoas a continuar fazendo a diferença por meio da cultura – declarou.

As candidaturas foram apresentadas nas seguintes áreas, definidas de acordo com a Lei Estadual de Cultura: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro; além da consideração das Artes Integradas, Culturas Indígenas e Gastronomia, além de Comunicação Comunitária e outras.

AGRACIADOS COM O DIPLOMA HELONEIDA STUDART DE CULTURA 2016

Associação Cultural e Social Lona na Lua
Agência de Notícias das Favelas – ANF
Associação Cultural para Desenvolvimento de Tecnologias Humanas – Instituto Dagaz
Cecília Fernandez Conde
Centro de Criação de Imagem Popular - Cecip - Projeto TV Maxambomba
Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou!
Cooperativa Nós da Trama
Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro - Fetaerj
Sacerdotisa Flávia da Silva Pinto
Flupp - Festa Literária Das Periferias (Acec)
Grêmio Musical Mageense
Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira
Grupo Artêros de Angra
Grupo Gama
Herikson Oliveira da Silva (Herik Wooleefer)
Instituto Ciclos do Brasil (Projeto Livro de Rua)
Instituto Henfil
Jaime Arôxa
Letícia Sabatella
Luiz Eduardo de Castro Caon
Luiz Sacopã
Márcio Paes Selles
O Melhor da Baixada
Programa Integração Pela Música - PIM (Sociedade Musical N. S. da Conceição)
Ponto de Ação Cultural
Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel)
Yalorisá Tânia D´Yansã - Tânia Maria Rodrigues.