Ilhas turísticas brasileiras mais fortalecidas
Encontros com o Ministério do Turismo e a Embratur fortalecem a Ilha Grande
14 de março de 2016
A Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur) realizou no início do mês, em Brasília, mais uma série de reuniões de fortalecimento da iniciativa de valorização das ilhas brasileiras, da qual fazem parte a Ilha Grande, em Angra dos Reis, Fernando de Noronha (PE), Ilhabela (SP), Marajó (PA) e Ilha do Mel (PR). Além de uma assembleia das ilhas participantes, houve ainda vários encontros bilaterais envolvendo o Ministério do Turismo, a Embratur e a Câmara dos Deputados. Em todas as reuniões, a temática foi a mesma: valorizar o destino “ilhas turísticas brasileiras” com vistas ao mercado internacional.
— As ilhas estão pensando e trabalhando juntas. Cada nova rodada de reuniões e encontros vai dando mais solidez à ideia. Agora mais ilhas devem juntar-se aos primeiros cinco destinos. Temos mercados em comum, desafios em comum e potencial para crescimento. Precisamos aproveitar as oportunidades — explica Klauber Valente, presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis.
A assembleia da Abitur em Brasília contou com a presença do ministro interino do Turismo, Roberto Alves, e do presidente interino da Embratur, Tufi Michref. Ambos os titulares das pastas estavam em viagem ao exterior, o que não impediu que o Ministério do Turismo reiterasse seu apoio à iniciativa das ilhas. O mesmo já havia sido feito na feira internacional Abav, em São Paulo, no ano passado. Após o encontro, o próprio Tufi Michref coordenou um encontro com técnicos da Embratur para apoiar a Associação Abitur. A ideia é criar um produto único com integração entre os destinos.
— Vamos auxiliar a Associação nos diagnósticos do mercado internacional e nas estratégias de promoção para direcionar melhor o produto Ilhas e, assim, colocar o Brasil, cada vez mais, em evidência no exterior — afirmou Tufi.
A Abitur contará com a expertise da Embratur para concretizar o projeto, adaptado ao interesse do mercado internacional. Entre as ações apontadas, está a participação da entidade em feiras para identificar potenciais parceiros, como operadores de receptivo, e estabelecer relacionamento com empresas de turismo internacionais que já comercializam e se interessam por esse tipo de destino.
Para iniciar o contato com o trade internacional específico dos destinos, a Embratur abrirá espaço para apresentação das ilhas pela Abitur na WTM Latin America – evento focado em negócios de turismo –, com ênfase em programas de ecoturismo e aventura, melhores locais para visitação e sustentabilidade, entre os dias 29 a 31 de março, em São Paulo.
— É o que estamos procurando, ou seja, uma integração entre os destinos para enfrentar desafios de infraestrutura, mas também para melhorar a visibilidade da Ilha Grande no exterior. Com mais turistas, podemos reverter esses benefícios para o próprio mercado, além de forçar os empresários a qualificarem seus negócios — acredita Valente.
— As ilhas estão pensando e trabalhando juntas. Cada nova rodada de reuniões e encontros vai dando mais solidez à ideia. Agora mais ilhas devem juntar-se aos primeiros cinco destinos. Temos mercados em comum, desafios em comum e potencial para crescimento. Precisamos aproveitar as oportunidades — explica Klauber Valente, presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis.
A assembleia da Abitur em Brasília contou com a presença do ministro interino do Turismo, Roberto Alves, e do presidente interino da Embratur, Tufi Michref. Ambos os titulares das pastas estavam em viagem ao exterior, o que não impediu que o Ministério do Turismo reiterasse seu apoio à iniciativa das ilhas. O mesmo já havia sido feito na feira internacional Abav, em São Paulo, no ano passado. Após o encontro, o próprio Tufi Michref coordenou um encontro com técnicos da Embratur para apoiar a Associação Abitur. A ideia é criar um produto único com integração entre os destinos.
— Vamos auxiliar a Associação nos diagnósticos do mercado internacional e nas estratégias de promoção para direcionar melhor o produto Ilhas e, assim, colocar o Brasil, cada vez mais, em evidência no exterior — afirmou Tufi.
A Abitur contará com a expertise da Embratur para concretizar o projeto, adaptado ao interesse do mercado internacional. Entre as ações apontadas, está a participação da entidade em feiras para identificar potenciais parceiros, como operadores de receptivo, e estabelecer relacionamento com empresas de turismo internacionais que já comercializam e se interessam por esse tipo de destino.
Para iniciar o contato com o trade internacional específico dos destinos, a Embratur abrirá espaço para apresentação das ilhas pela Abitur na WTM Latin America – evento focado em negócios de turismo –, com ênfase em programas de ecoturismo e aventura, melhores locais para visitação e sustentabilidade, entre os dias 29 a 31 de março, em São Paulo.
— É o que estamos procurando, ou seja, uma integração entre os destinos para enfrentar desafios de infraestrutura, mas também para melhorar a visibilidade da Ilha Grande no exterior. Com mais turistas, podemos reverter esses benefícios para o próprio mercado, além de forçar os empresários a qualificarem seus negócios — acredita Valente.