Menino Imperador chega ao Cais de Angra

Celebrações pelo Dia do Menino Imperador seguem até domingo

13 de maio de 2016
A chegada do Menino Imperador no Cais Santa Luzia, na manhã desta sexta-feira, 13, marcou a continuidade dos festejos da Festa do Divino Espírito Santo. Até domingo, a cidade receberá diversas manifestações religiosas e folclóricas. A Festa do Divino Espírito Santo em Angra é uma organização da Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural (Cultuar).

O Menino Imperador, Pedro Henrique Moreira Araújo, e seu séquito, formado por pelos jovens Gabriel Fonseca do Amaral (guarda-estoque), Luiz Guilherme Cândido de Oliveira (mordomo), Caio Henrique Reis, Guilherme Netto Moreira, Lauro Carvalho de Araújo e João Gabriel Pinto dos Reis (vassalos) chegaram em um barco todo ornamentado no Cais de Santa Luzia, onde uma multidão os aguardava, junto com as autoridades municipais. Eles seguiram em passeata pelas ruas do Centro com as figuras folclóricas da burrinha, vaca malhada (Felipe Valente), bate-moleque (Gustavo Valente) e os anjos (Maria Fernanda de Souza Reis, e Bruna Silva Pereira Pinto).

Coube ao vice-prefeito Leandro Silva e ao Presidente da Cultuar, Délcio Bernardo, darem as boas-vindas ao imperador e sua comitiva. Depois, todos saíram em passeata pelas ruas da cidade. Pararam na sede da delegacia e, simbolicamente, o Menino Imperador libertou um preso. A encenação faz parte da tradição da festa. Antigamente a cena era real, pois o Menino Imperador libertava alguém que já estava para terminar a pena de prisão. Como não há mais presos em Angra, a soltura é simbólica e foi interpretada pelo diretor cultural da Cultuar, o ator Bruno Marques.

– A Festa do Divino é uma das mais tradicionais da cidade. Mesmo com a crise que estamos atravessando, não podíamos deixar de realizá-la, mesmo que de forma modesta. Fizemos um esforço para resgatar esta tradição desde o nosso primeiro ano de mandato e, neste ano, não seria diferente – disse o vice-prefeito, Leandro Silva.

Após a chegada de barco no Cais Santa Luzia, teve a passeata com os grupos folclóricos, folias do Divino, Banda Jardim Sarmento, além da burrinha, vaca malhada e o bate-moleque. O grupo seguiu pela Rua do Comércio, puxado pelos componentes das danças – as crianças dos Coquinhos e os Velhos, todos vestidos a caráter.

– Todo esse simbolismo da caminhada do Menino Imperador nas ruas da cidade é muito grande. Mesmo que seja uma festa mais modesta que os últimos anos, estamos conseguindo manter a essência da festa do Divino, que é a união. A programação religiosa está acontecendo de forma plena e não deixaremos de ter a programação cultural – detalhou o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo.

CAFÉ DA MANHÃ CELEBRA A UNIÃO DA FESTA

Um farto café da manhã comunitário foi oferecido hoje na Igreja Católica do Morro da Fortaleza, comunidade católica de Nossa Senhora de Fátima. O cortejo, que levou a população para o café, saiu da Igreja Matriz às 6h, com a Banda Jardim Sarmento. Os músicos seguiram cantando as tocatas em homenagem ao Divino Espírito Santo pelas ruas do Centro até o Morro da Fortaleza. O frei Marcelo de Jesus fez uma linda oração em homenagem ao Menino Imperador, à Festa do Divino e à Nossa Senhora de Fátima, que tem seu dia celebrado na data de 13 de maio.

O vice-prefeito de Angra, Leandro Silva, esteve presente no Café Comunitário e foi muito bem recebido por toda a comunidade.

– Mesmo sendo evangélico, reconheço a importância cultural e religiosa dessa festividade. A Festa do Divino Espírito Santo para nós, angrenses, é sem dúvida um patrimônio da nossa cidade. Eu não poderia perder esse delicioso café da manhã e o abraço de pessoas tão queridas – declarou o vice-prefeito.

A programação da Festa do Divino segue até domingo. Ainda na sexta, às 19h30, acontece a Missa Solene de recebimento das bandeiras do Divino e a coroação do Menino Imperador. No sábado, às 10h, acontece o Encontro Celebrativo do Séquito, com os catequizandos da paróquia. Às 19h30, é a vez do encerramento da novena na Igreja Matriz. Às 21h30, serão apresentadas as duas danças folclóricas: Coquinhos e Velhos. Na sequência, haverá a queima do quadro Glória.

No domingo, dia de Pentecostes e ponto alto da festa, haverá, às 5h, o Amanhecer no Espírito Santo, na Igreja da Matriz, seguida de café comunitário, preparado pela renovação carismática. Às 10h, haverá missa solene de Pentecostes, seguida de corte do bolo. Às 11h, o Menino Imperador visita o Asilo São Vicente de Paula e, às 16h, acontece a missa e procissão do Divino Espírito Santo, com descoroamento do Menino Imperador.


PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO 2016

Tema: O Espírito Santo e a Misericórdia de Deus

8º Dia – 13/5: Volta das comunidades com as bandeiras do Divino

7h – Café da manhã na comunidade do Menino Imperador – Morro da Fortaleza
11h – Chegada do Menino Imperador no Cais Santa Luzia
12h – Almoço no Carmo
19h30 – Oitavo dia de novena, com coroação do Menino Imperador
9º Dia – 14/5: encerramento da novena – Igreja Matriz
10h – Encontro celebrativo do séquito com todos os catequizandos da paróquia.
19h30 – Missa, apresentação do Menino Imperador e seu séquito,
21h30 – Apresentação das danças folclóricas e queima do quadro Glória.

Domingo, 15/5 – Solenidade de Pentecostes

5h- Amanhecer no Espírito Santo - Saída das comunidades até a Igreja da Matriz para a santa missa, seguida de café comunitário, preparado pela renovação carismática.
10h- Missa solene de pentecostes, seguida de corte do bolo.
11h- Visita do Menino Imperador ao Asilo São Vicente de Paula
16h – Missa e procissão do Divino Espírito Santo com descoroamento do Menino Imperador.