Atenção Básica qualifica servidores sobre envelhecimento

Avaliação Multidimensional Global Rápida em Idosos foi tema de curso de capacitação

12 de dezembro de 2016
A Prefeitura de Angra, por meio da superintendência de Atenção Básica e Coordenação de Educação Permanente, da Secretaria de Saúde, em parceria do Centro de Estudos e Pesquisas na Área de Envelhecimento da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro, realizou na segunda-feira, 05, uma capacitação sobre a Avaliação Multidimensional Global Rápida em Idosos para as Esquipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), profissionais de diversas categorias que atuam nas unidades e setores vinculados àAtenção Básica, com o objetivo de inovar a abordagem multiprofissional à população idosa.

Para o Superintendente de Atenção Básica, Eduardo B. Sampaio, envelhecimento não é sinônimo de incapacidade e dependência, mas de maior vulnerabilidade. Por isso, é preciso desenvolver uma cultura de cuidado, de forma sustentável e que atenda às necessidades dessa população.

- O envelhecimento populacional torna necessário capacitar a rede de atenção à saúde para atender tanto às novas demandas das pessoas idosas, quanto às modificações do acesso dessa população aos serviços de saúde. Essa capacitação ajudará na instrumentalização para atenção integral à saúde dos idosos na rotina diária do atendimento no município – afirma Eduardo.