Encontro discute a cultura na região da Costa Verde

Audiência pública foi promovida pela Alerj

12 de agosto de 2019
Angra dos Reis sediou uma audiência pública promovida pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para saber as demandas da Costa Verde. O encontro aconteceu no Centro Cultural Theophilo Massad, na sexta-feira (9) e reuniu representantes de várias vertentes culturais.
Eles puderam apresentar seus depoimentos ao presidente da Comissão. “O objetivo da audiência pública é ouvir, saber as necessidades, mas não prometo nada”, logo deixou claro o deputado.
O secretário executivo interino de Cultura e Patrimônio, participou do evento e fez um resumo dos avanços da Cultura em Angra dos Reis, citando o resgate do Conselho Municipal de Cultura e a criação do Fundo Municipal para o setor, que já está com projetos avançados. “Espero que o Estado atue como interlocutor e ajude nos entraves”, afirmou.
As solicitações e sugestões de gestores, atores, etc, giraram em torno, principalmente, da desburocratização. A diretora/presidente do Coletivo Mulheres Negras e Amigas da Raça Brasil foi uma das pessoas que reclamou do excesso de burocracia para se ter acesso a verbas externas. “Queria que os editais fossem mais simples, mais claros”, sugeriu.
Um gestor cultural, além de sugerir a transferência de fundo para fundo, lembrou ainda da valorização da cultura local. “Seria importante o resgate e fortalecimento da cultura local, como a Folia de Reis, por exemplo”.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura, fez outra sugestão para um maior desenvolvimento do segmento na região. Ele deu a ideia de se criar uma comissão para a realização do Fórum de Cultura da Costa Verde. “O objetivo do fórum é de constituir uma rede formada por gestores, técnicos, produtores e criadores culturais, grupos artísticos locais, etc. Também estimular o debate e a ação cultural, propondo políticas culturais, ampliando e democratizando a ação do governo estadual na região ”, explicou.