Municipalização da UPA completa 1 mês
Medida adotada pela Prefeitura de Angra evitou o fechamento do pronto atendimento
12 de abril de 2016
A municipalização dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) completou um mês na última sexta-feira, 8. Desde o dia 8 de março, o atendimento, antes oferecido na unidade da rua Francelino Alves de Lima, vem sendo realizado no Hospital Geral da Japuíba. A medida adotada pelo governo municipal evitou o fim da prestação de serviços da UPA, já que o governo estadual, que atravessa grande dificuldade financeira, deve mais R$ 4,4 milhões aos cofres municipais referentes aos serviços prestados na unidade.
No primeiro mês de funcionamento com o Pronto Atendimento, o Hospital Geral da Japuíba realizou mais de 8 mil atendimentos, demonstrando que a unidade é capaz de acolher a população sem transtornos.
- Toda mudança encara uma certa resistência, mas temos convicção que o Hospital da Japuíba está em plenas condições de receber os usuários com dignidade. Neste primeiro mês, praticamente não tivemos problemas. A população pode ter certeza de que o pronto atendimento tem funcionado sem complicações e que, caso necessitem, o HGJ está totalmente apto para recebê-los – informou a direção da unidade.
Além da municipalização da UPA, o governo municipal adotou outras medidas para contornar a crise financeira e otimizar o atendimento aos usuários da rede. Dentre essas medidas estão:
- Retomada das cirurgias eletivas (previamente marcadas), sob regulação de urgência da própria Secretaria de Saúde e limites preestabelecidos, a partir do dia 18 de abril.
- Esforço para o pagamento dos serviços de médicos especialistas, restabelecendo a prestação de serviços que haviam sido suspensos em razão de dificuldades financeiras.
- Levantamento das necessidades e urgências para eventual aquisição de insumos e medicamentos necessários para a retomada das cirurgias eletivas.
- Manter o Hospital Geral da Japuíba em funcionamento, sem risco de interrupção de serviços.
A saúde é a pasta que mais recebe investimentos da administração municipal, com cerca de 40% do orçamento dedicado totalmente a ela. A Prefeitura de Angra está empenhada em assegurar o atendimento público de saúde na cidade e espera que as medidas anunciadas consigam dar mais segurança à população na busca por serviços médicos e de emergência.
No primeiro mês de funcionamento com o Pronto Atendimento, o Hospital Geral da Japuíba realizou mais de 8 mil atendimentos, demonstrando que a unidade é capaz de acolher a população sem transtornos.
- Toda mudança encara uma certa resistência, mas temos convicção que o Hospital da Japuíba está em plenas condições de receber os usuários com dignidade. Neste primeiro mês, praticamente não tivemos problemas. A população pode ter certeza de que o pronto atendimento tem funcionado sem complicações e que, caso necessitem, o HGJ está totalmente apto para recebê-los – informou a direção da unidade.
Além da municipalização da UPA, o governo municipal adotou outras medidas para contornar a crise financeira e otimizar o atendimento aos usuários da rede. Dentre essas medidas estão:
- Retomada das cirurgias eletivas (previamente marcadas), sob regulação de urgência da própria Secretaria de Saúde e limites preestabelecidos, a partir do dia 18 de abril.
- Esforço para o pagamento dos serviços de médicos especialistas, restabelecendo a prestação de serviços que haviam sido suspensos em razão de dificuldades financeiras.
- Levantamento das necessidades e urgências para eventual aquisição de insumos e medicamentos necessários para a retomada das cirurgias eletivas.
- Manter o Hospital Geral da Japuíba em funcionamento, sem risco de interrupção de serviços.
A saúde é a pasta que mais recebe investimentos da administração municipal, com cerca de 40% do orçamento dedicado totalmente a ela. A Prefeitura de Angra está empenhada em assegurar o atendimento público de saúde na cidade e espera que as medidas anunciadas consigam dar mais segurança à população na busca por serviços médicos e de emergência.