Defesa Civil inicia testes com as sirenes na sexta

Processo ocorrerá todos os meses, sempre no dia 12, ao meio-dia

10 de setembro de 2014
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito, inicia na sexta-feira, 12, ao meio-dia, os testes sonoros com as sirenes de emergência, instaladas nas áreas suscetíveis a riscos geológicos. Os testes ocorrerão todos os meses, sempre no dia 12, às 12h.

- Nossa preocupação é alertar a população de que é somente um teste, semelhante ao que já acontece com as sirenes que são utilizadas no plano de emergência nuclear. Não queremos causar pânico e por isso agentes de Defesa Civil estarão nas comunidades, no momento do teste, para tranquilizar e orientar os cidadãos. As sirenes tocarão simultaneamente, nos vinte pontos em que estão instaladas. O teste será rápido e tem a finalidade de familiarizar o cidadão com o som emitido pelo dispositivo e testar o equipamento. Se ele apresentar falhas, poderemos identificá-las e efetuar as devidas correções - explica o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira.

Após o início dos testes com as sirenes, em outubro entrará em pauta o simulado com as comunidades, que tem o objetivo de orientar a população sobre como agir em casos de emergência. Estudos vêm sendo desenvolvidos, e a parte prática do processo está sendo disseminada nos cursos do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nudecs).

- Nos simulados será apresentada a cada comunidade uma rota segura, que os moradores utilizarão em possíveis emergências. Nossos agentes estão percorrendo os bairros e, com ajuda de um GPS, elaborando os caminhos de segurança, que têm como destino os pontos de apoio, locais onde a população ficará até o retorno da normalidade - destaca Oliveira.


COMUNIDADES QUE POSSUEM SIRENES

Balneário (atendendo também ao Morro da Glória II);
Belém;
Camorim;
Camorim Pequeno (possui duas sirenes);
Cantagalo;
Frade;
Gamboa do Belém;
Lambicada;
Marinas;
Monsuaba;
Monte Castelo;
Morro da Caixa D´Água (atendendo também aos Morros do Santo Antônio I e II);
Morro da Glória I (atendendo também ao Morro do Peres);
Morro do Abel (atendendo também ao Morro da Carioca);
Morro do Carmo;
Santa Rita do Bracuí;
Sapinhatuba;
Sapinhatuba III;
Sertãozinho do Frade.