Prefeitura capacita funcionários da Assistência

Palestras serão voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes

09 de junho de 2016
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoverá nos dias 20, 21 e 22 de junho (segunda a quarta) um curso de capacitação com o tema “Acolhimento institucional para crianças e adolescentes”. O objetivo da equipe da Proteção Social Especial é o de discutir o atendimento da criança e do adolescente em instituições de acolhimento.

– A Casa Abrigo foi inaugurada no ano de 2006 para reforçar a rede de proteção à criança e ao adolescente no município de Angra dos Reis. Contudo, será a primeira vez que os profissionais da instituição receberão capacitação específica e direcionada para as demandas do abrigo – frisou a secretária Neuza Nardelli.

O curso será ministrado pelo psicólogo Sérgio Teixeira que, além de ser membro do Centro de Estudos e Ações da Maré, possui uma longa trajetória como consultor na área da infância e da juventude e também como assessor técnico da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (Acterj). Participarão da capacitação os funcionários da Casa Abrigo da Criança e do Adolescente Roger Agnelli, a equipe técnica do Creas e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

TEMAS ABORDADOS:
- Atribuições e funcionamento dos órgãos da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente, particularmente o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar.
- Conceitos de excepcionalidade, provisoriedade e transitoriedade da medida de proteção de acolhimento institucional.
- Princípios do Acolhimento Institucional e o fluxo de atendimento, desde a recepção ao desligamento de crianças e adolescentes.
- Programa Individual de Atendimento (PIA): elaboração, implementação e monitoramento.
- Interfaces (integração operacional) da entidade de acolhimento institucional em relação ao Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Adolescência e Ministério Público;
- Conceitos de infância, adolescência e família, apresentando os aspectos psicossociais de cada um.
- Estudos de casos que venham favorecer a confecção do programa personalizado de atendimento.
- Adoção: o que é? Quem pode adotar e ser adotado? Passos e procedimentos da adoção
- Apadrinhamento afetivo
- Família acolhedora / família guardiã.
- Aspectos psicológicos na adoção.
- Aspectos psicológicos de atendimento.