Menino Imperador chega nesta sexta-feira

Confira a programação católica

09 de maio de 2016
“Os devotos do Divino vão abrir sua morada, pra bandeira do menino ser bem-vinda, ser louvada, ai, ai...“. Assim como anuncia a canção eternizada na voz de Ivan Lins, se aproxima a chegada do Menino Imperador, representado pelo jovem Pedro Henrique Moreira Araújo, que aporta no Cais Santa Luzia nesta sexta-feira, 13, às 11h. A Festa do Divino Espírito Santo segue até domingo, 15.

As bandeiras em vermelho e branco que marcam o período da festa na cidade já enfeitam as ruas do Centro. Para recepcionar o Menino Imperador, no cais estarão a banda Jardim Sarmento e a Folia Luz Divina, acompanhadas de representantes do poder público.

Ainda na sexta, após sua chegada, o Menino Imperador caminhará com seu séquito até a delegacia, onde irá soltar um preso (interpretado pelo ator Felipe Santana). Dali, percorrerá as ruas de Angra saudando e convidando a população para o almoço comunitário no salão ao lado da Igreja do Carmo. À noite haverá missa de coroação do Menino Imperador.

Já no sábado, pela manhã, às 10h, acontece o encontro celebrativo do séquito com todos os catequizados da paróquia. Às 19h30, missa de apresentação do Menino Imperador e seu séquito. Na sequência, apresentação das duas principais danças típicas (Coquinhos e Velhos) e a queima do quadro Glória, após as apresentações das danças na noite de sábado, dia 14. No domingo acontece, às 5h, o amanhecer no Espírito Santo, seguido de café da manhã comunitário. Às 10h, na Matriz, será a missa de Pentecostes, seguida do corte do bolo. Por volta das 11h, o Menino Imperador visita o asilo São Vicente de Paula. Às 16h, parte da Matriz a missa e procissão do Divino com descoroamento do Menino Imperador.

A Festa do Divino faz parte de uma tradição da cidade que teve seu apogeu no século XVIII. Sua origem, segundo a história oficial, é portuguesa e vem de Alenquer. Em Angra, a festa ficou adormecida de 1949 a 1971. Voltou a ser feita esporadicamente a partir de 1972, por uma comissão de festeiros. A partir de 1989, foi resgatada pelo poder público municipal e pela igreja e vem sendo realizada anualmente.

O séquito do Menino Imperador é formado por pelos jovens Gabriel Fonseca do Amaral (Guarda-Estoque), Luiz Guilherme Candido de Oliveira (Mordomo), Caio Henrique Reis, Guilherme Netto Moreira, Lauro Carvalho de Araújo e João Gabriel Pinto dos Reis (Vassalos) e seguirá em passeata pelas ruas do Centro com as figuras folclóricas da burrinha, vaca malhada (Felipe Valente) e bate-moleque (Gustavo Valente) e os anjos (Maria Fernanda de Souza Reis, e Bruna Silva Pereira Pinto).


PROGAMAÇÃO DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO 2016
Tema: O Espírito Santo e a Misericórdia de Deus

Novenário
1º Dia – 6/5: Abertura da novena – Igreja da Matriz e entrega das bandeiras
Jesus Cristo: O rosto misericordioso do pai: dom da sabedoria
2º Dia – 7/5: comunidades
O mistério da misericórdia de Deus: dom do entendimento
3º Dia – 8/5: comunidades
Deus é paciente e misericordioso: dom do conselho
4º Dia – 9/5: comunidades
Eterna é a sua misericórdia: dom da fortaleza
5º Dia – 10/5: comunidades
Misericórdia: O agir de Deus para conosco: dom da ciência
6º Dia – 11/5: comunidades
Urgência de testemunhar a misericórdia: dom do santo temor de Deus
7º Dia – 12/5: comunidades
Missionários da misericórdia: dom do santo temor de Deus
8º Dia – 13/5: Volta das comunidades com as bandeiras do Divino
7h – Café da manhã na comunidade do Menino Imperador – Morro da Fortaleza
11h – Chegada do Menino Imperador no Cais Santa Luzia
12h – Almoço no Carmo
19h30 – Oitavo dia de novena, com coroação do Menino Imperador
9º Dia – 14/5: encerramento da novena – Igreja Matriz
10h – Encontro celebrativo do séquito com todos os catequizandos da paróquia.
19h30 – Missa, apresentação do Menino Imperador e seu séquito,
21h30 – Apresentação das danças folclóricas e queima do quadro Glória.

Domingo, 15/5 – Solenidade de Pentecostes
5h- Amanhecer no Espírito Santo - Saída das comunidades até a Igreja da Matriz para a santa missa, seguida de café comunitário, preparado pela renovação carismática.
10h- Missa solene de pentecostes, seguida de corte do bolo.
11h- Visita do Menino Imperador ao Asilo São Vicente de Paula
16h – Missa e procissão do Divino Espírito Santo com descoroamento do Menino Imperador.