IV Senzaleados acontece na Casa Larangeiras

Tradicional evento de capoeira, jongo e samba será no dia 14

09 de maio de 2016
O IV Senzaleados, tradicional evento que apresenta samba, jongo e uma grande roda de capoeira, acontece neste sábado, dia 14, na Casa Larangeiras, a partir das 10h. A realização é do Centro Cultural Senzala de Capoeira. “A origem da Senzaleada é a senzala, tudo que é do povo da senzala: jongo, samba, candomblé, toda a parte religiosa da cultura africana”, explicou o mestre Abutre.

Ele ressalta que a Senzaleada é resultado do trabalho de mestre Peixinho (in memorian), dele próprio e de seus alunos. “Mestre peixinho é nossa inspiração e, claro, sem meus alunos não podemos fazer nada”, disse.

A aula prática e teórica, marcada para 12h30 às 14h30, terá uma presença especial: mestre Nenel da Bahia. Ele é filho do mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado), o praticante que transformou a capoeira em esporte. “A aula será muito interessante para quem já conhece a capoeira, mas será aberta a todos”, informa mestre Abutre.

Outra etapa do IV Senzaleados será o batizado e a troca de cordas. O batizado consiste em uma conversa com o iniciante da roda, que termina com a criação de um apelido para ele. E a troca de cordas é a mudança de cor, usada na corda do praticante, para indicar um novo nível de experiência. Na capoeira brasileira, as cores das cordas são as seguintes: amarela (iniciante), laranja, cinza, azul, verde, roxa e amarela, roxa, marrom e amarela, marrom, vermelha e amarela e vermelha (maior graduação).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO IV SENZALEADOS:

Abertura: 10h às 11h
Almoço: 11h às 12h30
Aula teórica e prática: 12h30 às 14h30, com o mestre Nenel da Bahia.
Apresentação de samba e de jongos: 14h30 às 15h30
Resenha cultural com mestre Abutre e roda livre: 15h30 às 16h30.