TurisAngra determina mudanças no Abraão

Empresários do setor de Turismo se queixam da informalidade e dos problemas com o lixo

09 de janeiro de 2013
O presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Kaká Gibrail, visitou a Vila do Abraão nesta terça-feira, 8, para conhecer melhor o local que mais concentra empreendimentos turísticos no município. Kaká foi acompanhado pelo diretor-executivo da TurisAngra, Afif Naim, além de membros da Associação de Meios de Hospedagem da Ilha Grande (AMHIG), que detalharam ao presidente da autarquia, as dificuldades e expectativas em relação ao governo da prefeita Conceição Rabha (PT).

O grupo fez uma vistoria à Estação da Vila do Abraão, conversou com empresários e identificou pontos que merecem uma maior atenção do poder público.

- Um dos nossos maiores problemas são os ambulantes e as pessoas que insistem em trabalhar na ilegalidade - explicou César Augusto dos Santos, dono de pousada e diretor da AMHIG.

Kaká ressaltou o compromisso em estabelecer parcerias com os empresários e se prontificou a estudar formas de combater a informalidade, em especial sobre aqueles que trabalham com passeios turísticos e serviços associados.

- Com esse enfrentamento a quem insiste em trabalhar na ilegalidade, nós melhoraremos o Turismo como um todo, em especial com a possibilidade de termos mais recursos e novos investimentos na Vila do Abraão e em outros pontos da Ilha - explicou.

Uma das ideias do novo presidente da TurisAngra é ampliar a Estação do Abraão para dar mais conforto aos turistas e moradores que utilizam a principal porta de entrada da Ilha Grande.

-Já de imediato solicitei a retirada das catracas, que não estão funcionando, e após o Carnaval iremos iniciar os estudos para ampliar a Estação. Também vamos instalar toldos para proteger as pessoas e um sistema de som para ajudar no ordenamento de embarques de passeios e translado para o continente. O modelo atual da Estação não funciona. E o equipamento parece insuficiente para a demanda - afirmou Kaká.

Outro problema identificado é o escoamento do lixo, que desde a saída da empresa que fazia a coleta, no final do ano passado, se tornou um problema crítico na Ilha Grande.

- A prefeita Conceição determinou que os esforços para a retirada do material fossem redobrados. O serviço público já está disponibilizando quatro embarcações por dia para a retirada do lixo, hoje concentrado próximo ao cais das barcas. Sabemos que a situação ainda não foi completamente resolvida, mas o Governo está trabalhando para por um ponto final nessa questão - garantiu o presidente da TurisAngra.

Kaká ainda lembrou aos empresários que até o final da atual temporada, uma força-tarefa com diversos órgãos do Governo, continuará promovendo o novo ordenamento da Vila do Abraão.