Mudanças na coleta de lixo no Morro da Carioca

Prefeitura de Angra reabre pontos para recebimento de lixo reciclável

09 de janeiro de 2013
A Prefeitura de Angra dos Reis decidiu reabrir nesta terça-feira, 8, o principal Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de lixo reciclável, instalado no Cais de Santa Luiza, no Centro. O local estava ficou fechado por uma semana. Segundo o gerente de limpeza pública da cidade, Paulo Sevalho, o Ecoponto foi criado para atender a população do Centro e das proximidades, mas recebe doações também de outros bairros e dos moradores das ilhas e barqueiros, que podem levar seus resíduos para o descarte correto. O Governo Municipal deverá empreender uma série de ações para incentivar e aumentar a coleta seletiva em toda a cidade.

Segundo Paulo Sevalho, o PEV estava funcionando até o final do ano passado, com grandes oscilações e nas primeiras semanas desse ano ainda continuará funcionando em estado de emergência até sua total organização.

- Teremos um horário reduzido, das 8h às 16h, por pelo menos duas semanas. Depois o PEV voltará ao funcionamento normal, das 7h às 19h, todos os dias da semana - explicou ele.

É importante esclarecer que o ponto de coleta recebe apenas resíduos recicláveis, como lâmpadas fluorescentes, pneus, papel, óleo vegetal embalado, equipamentos eletrônicos, garrafas, latas e plásticos. Já a população das Ilhas está autorizada a descartar o lixo comum nas caçambas existentes no mesmo local.

Além do Ecoponto do Cais de Santa Luzia, há outro ponto de coleta no Balneário que, diferente do PEV, recebe somente resíduos recicláveis. Esta unidade também está reaberta e funcionando de forma emergencial nos mesmos horários.

MUDANÇAS NA COLETA DE LIXO DO MORRO DA CARIOCA

A secretaria municipal de Obras está implantando temporariamente mudanças na coleta de lixo no Morro da Carioca. Segundo o gerente de Limpeza Pública, Paulo Sevalho, a mudança foi determinada porque tanto o Morro do Abel quanto o Morro da Carioca (que são morros vizinhos), não têm estrutura física suficiente para receber um caminhão de grande porte para o recolhimento, como acontece em outros bairros.

- As ruas estão em condições físicas ruins, tornando difícil o acesso de veículos de grande porte às partes mais altas. A ladeira perto da Bica da Carioca, por exemplo, está ficando sem calçamento e as ruas são íngremes, estreitas e com curvas, o que dificulta a manobra dos caminhões - destacou Paulo Sevalho.

A partir desta semana um caminhão menor fará o recolhimento de porta em porta. Ele esclarece, portanto, que a população deverá deixar o lixos na porta de suas casas para facilitar o recolhimento, que continuará funcionando nos mesmos dias e horários (segundas, quartas e sextas no período da manhã). Sendo assim, o morador não precisa mais descer com o lixo para depositá-lo de forma indevida em outros locais, evitando o acúmulo e o risco de que seja espalhado caso haja uma chuva forte. A operação prevê que todo lixo recolhido será depois embarcado em um caminhão maior que permanecerá no início da subida dos morros.