Cultura prorroga prazo de chamamento público para apoio cultural ao Arraiá da Cidade
Associações e fundações podem apoiar as apresentações de quadrilhas juninas no maior São João do interior do estado
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, prorrogou o prazo do Chamamento Público nº 004/2026/SCP, destinado ao credenciamento de pessoas jurídicas de direito privado, na forma de associação ou fundação, interessadas em atuar como apoio cultural às apresentações folclóricas de quadrilhas juninas durante o Arraiá da Cidade 2026. A prorrogação foi publicada no Boletim Oficial nº 2370, página 19, do dia 2 de junho.
Com a alteração, as entidades interessadas terão mais tempo para reunir a documentação necessária e participar do processo de credenciamento, fortalecendo a organização e a participação das manifestações culturais que integram a programação do evento.
Reconhecido como o maior São João do interior do estado do Rio de Janeiro, o Arraiá da Cidade será realizado entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, no Cais Santa Luzia, no Centro. A festa reúne milhares de moradores e visitantes em uma celebração marcada por apresentações de quadrilhas, shows musicais, gastronomia típica e valorização das tradições populares.
O credenciamento acontecerá no dia 15 de junho, às 10h, na sede da Secretaria de Cultura e Patrimônio, localizada na Rua Arcebispo Santos, nº 337, Centro. O edital completo está disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (https://pncp.gov.br/app/editais/29172467000109/2026/357).
De acordo com a secretária de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano, a ampliação do prazo busca garantir ainda mais participação das entidades culturais e fortalecer a realização do evento.
— A prorrogação atende à necessidade de ampliar as oportunidades para que associações e fundações possam participar do processo. Nosso objetivo é assegurar uma festa cada vez mais organizada, democrática e representativa, valorizando as quadrilhas juninas e fortalecendo a cultura popular que faz parte da identidade de Angra dos Reis. O Arraiá da Cidade é um patrimônio cultural do nosso município e segue sendo uma importante ferramenta de promoção da cultura, do turismo e da economia criativa — destacou a secretária.