Nossa Senhora é homenageada na Casa de Cultura

Mostra de artesanato reúne imagens da padroeira confeccionadas com osso de peixe

07 de dezembro de 2016
A devoção a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Angra dos Reis, está estampada em uma bela exposição de artesanato na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, no Centro (esquina entre a Rua do Comércio e avenida Raul Pompeia). A mostra foi aberta na terça-feira, 6, e apresenta imagens da padroeira confeccionadas com o osso da cabeça do peixe cavala, relicários, oratórios, luminárias e telas.

As artistas plásticas Lyla Melo e A. Cássia e a artesã Rogéria inspiraram-se na riqueza da lenda de Nossa Senhora da Conceição para produzir diversas peças artesanais lembrando a fé e a devoção dos fiéis católicos a sua padroeira.

Segundo a lenda, a imagem da santa veio de Portugal em 1632, com destino à cidade de Itanhaém/SP. Ao passar pela Baía da Ilha Grande, essa embarcação foi surpreendida por uma grande tempestade que surgiu como um passe de mágica e impossibilitou os navegadores de seguir viagem, obrigando-os a aportar. Conta-se que por dias seguidos a embarcação tentou deixar a cidade, mas não obteve sucesso, pois o mau tempo não permitia.

O comandante da embarcação ficou convencido de que tudo era um aviso divino para que a imagem ficasse mesmo em Angra dos Reis. A população, entendendo o ocorrido, também se convenceu que o destino da santa era ficar na cidade e se organizou para arrecadar dinheiro e comprar a imagem do comandante.

Durante tentativa do navio em partir com a imagem, surgiu um cardume do peixe cavala. Curiosamente, o osso central da cabeça desse peixe lembra a imagem da santa.

A exposição vai até o dia 30 de dezembro, com visitas de terça a sexta, das 10h às 18h; aos sábados, das 10h às 16h; e aos domingos e feriados, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.