Escola Mauro Sérgio retoma as aulas

Paralisação ocorreu para a realização da limpeza geral da unidade escolar, após caso de meningite

07 de outubro de 2016
Após uma reunião com a equipe da Escola Municipal Mauro Sérgio da Cunha, no Promorar, nesta quinta-feira, 6, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, informa que as aulas na unidade de ensino serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 10.

A paralisação na unidade ocorreu por solicitação da Secretaria de Educação que, a pedido dos pais de alunos, realizou uma faxina total na unidade, por conta do caso de meningite com um aluno do 1º ano, que faleceu no domingo, dia 2.

ENTENDA O CASO
Assim que notificada sobre o caso da doença, a Superintendência de Vigilância em Saúde realizou todas as ações previstas no protocolo do Ministério da Saúde. Além disso, os médicos sanitaristas da Vigilância Epidemiológica estiveram na unidade de ensino para uma conversa com a comunidade escolar e esclareceram todas as dúvidas.

Familiares, alunos e professores que tiveram contato direto com a criança receberam a quimioprofilaxia (medicação que evita a propagação da doença), e os que não estavam na unidade na ocasião tiveram seus nomes incluídos em uma lista que foi encaminha para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Campo Belo, para passarem pelo mesmo procedimento. O mesmo aconteceu com as crianças e professores da aula de jiu-jitsu que a criança frequentava, cujos nomes foram encaminhados para a Estratégia de Saúde da Família da Enseada.

Não obstante ao que foi passado pela equipe da Vigilância Epidemiológica, de que não seria necessário uma esterilização no local além da limpeza cotidiana, a pedido de pais e familiares, uma equipe de limpeza da empresa contratada pela prefeitura e da própria escola trabalharam na limpeza geral das dependências da unidade, incluindo das caixas d’águas. É importante ressaltar que a transmissão da doença acontece apenas com contato direto, como troca de salivas, por exemplo.