Quinta-feira de Jogos Especiais

Quase 200 atletas competiram no Estádio Municipal

07 de julho de 2016
A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Angra realizou os Jogos Especiais na manhã desta quinta-feira, dia 7, no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, no Balneário. Quase 200 atletas participaram da terceira edição dos jogos. A abertura começou com o desfile das delegações, seguido pelo hasteamento das bandeiras nacional e de Angra dos Reis e a execução dos respectivos hinos.

– Agradeço à prefeita Conceição Rabha e à equipe da Secretaria de Esportes, pelo empenho para transformar em realidade essa competição – afirmou o secretário Adolfo Jordão Filho (Finho), na solenidade de abertura.

Em seguida, o atleta Luís Felipe acendeu a tocha, e todos prestaram o juramento do atleta. A importância da prática de esportes foi ressaltada pelo coordenador da Unidade de Trabalho Diferenciado/Deficiência Intelectual (UTD/DI), o professor Luís Cláudio Silva.

– O esporte é uma das formas de inclusão social para a pessoa com deficiência, além, é claro, de trazer muitos benefícios à saúde – disse o professor.

Os 196 atletas participaram das seguintes modalidades: atletismo, zigue-zague, arremesso à cesta e chute ao gol. No atletismo, foram realizadas provas de caminhada de 25m, corridas de 50m e de 100m, arremesso de peso, lançamento de pelota e salto em distância com e sem corrida.

Paralelamente à realização das provas, foi disputada a tradicional partida de confraternização de futebol, entre a Seleção de Surdos de Angra dos Reis e a Seleção da Secretaria de Esportes e Amigos. O resultado foi uma goleada de 5 a 3 para a Seleção de Surdos.

A lista das instituições participantes conta com a Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD)/Deficiência Intelectual, UTD/Transtorno do Espectro Autista, Escola Municipal de Educação para Surdos (Emes), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), Associação Angrense dos Deficientes Físicos (Adef), Colégio Jean Piaget, Associação Pestalozzi de Angra dos Reis, alunos dos polos do Programa de Atividades Físicas Esportivas Especiais (Pafee) da Secretaria de Esportes e Escola Municipal para Deficientes Visuais (EMDV).