Prefeitura apresenta medidas para o setor de saúde

Apesar do agravamento da crise financeira, governo municipal está empenhado em garantir o atendimento de qualidade à população

07 de abril de 2016
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, continua reorganizando toda a rede de saúde do município para proporcionar melhorias aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O agravamento da crise financeira em todo o estado está exigindo muitos esforços adicionais.

Neste momento, em relação às demandas mais urgentes da população e em continuidade às ações de reordenamento do sistema público de saúde municipal, serão tomadas, de imediato, as seguintes medidas:

- Retomada das cirurgias eletivas (previamente marcadas), sob regulação de urgência da própria Secretaria de Saúde e limites preestabelecidos, a partir do dia 18 de abril.

- Esforço para o pagamento dos serviços de médicos especialistas, restabelecendo a prestação de serviços que haviam sido suspensos em razão de dificuldades financeiras.

- Levantamento das necessidades e urgências para eventual aquisição de insumos e medicamentos necessários para a retomada das cirurgias eletivas.

- Manter o Hospital Geral da Japuíba em funcionamento, sem risco de interrupção de serviços.

Por oportuno, é importante destacar que os investimentos do município em saúde já representam cerca de 40% das receitas municipais, dos quais mais de 70% são consumidos em salários e gratificações a médicos e demais profissionais de saúde. O pagamento da gratificação por difícil provimento foi interrompido por tratar-se de recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Angra está empenhada em assegurar o atendimento público de saúde na cidade e espera que as medidas anunciadas consigam dar mais segurança à população na busca por serviços médicos e de emergência.