Vento causa transtorno na Estrada do Contorno

Apesar de índice pluviométrico diminuir, vento derruba diversas árvores pelo município

07 de janeiro de 2013
No início da noite de domingo, dia 6, uma forte rajada de vento derrubou diversas árvores em vários pontos de Angra dos Reis. O vento atingiu 74 km/h e causou interrupção no abastecimento de energia. A Defesa Civil municipal contabilizou, somente na Estrada do Contorno, oito árvores que não resistiram à força do vento. Três delas caíram sobre a rede elétrica, afetando os moradores do Bonfim, Vila Velha, Retiro e Enseada.

No morro da Glória II, Belém e Japuíba árvores caíram sobre residências, que foram interditadas pelos agentes da Defesa Civil. Na BR-101 uma árvore caiu nas proximidades da ponte do Ariró, obstruindo parcialmente a rodovia por alguns minutos. Os agentes da Defesa Civil trabalharam no corte de árvores até a 1 hora da madrugada em vários pontos do município, para garantir a segurança da população. Durante esta segunda-feira, dia 7, os engenheiros da unidade farão uma avaliação estrutural das residências atingidas pelas árvores.

BALANÇO DAS CHUVAS

Apesar de o índice pluviométrico ter diminuído, a Defesa Civil permanece atenta às áreas de risco. O acumulado desde o início das chuvas (dia 2) é de 480,5 mm, sendo que o esperado para todo o mês de janeiro era 200 mm. Até o momento a Gerência de Engenharia da Defesa Civil realizou 412 vistorias em residências e/ou áreas e 96 interdições.

Apesar da melhora do tempo, o município continua em estado de emergência, pois o solo ainda está encharcado e o risco de deslizamento de encostas continua alto em algumas localidades. Os agentes da Defesa Civil estão vistoriando residências, monitorando o solo e fazendo o trabalho de preservação de vidas, orientando as famílias residentes em áreas de risco a procurarem um abrigo seguro em caso de chuvas intensas. Há também um trabalho de conscientização para evitar o retorno de famílias a residências interditadas.

No momento estão sendo acolhidas 113 pessoas em quatro abrigos. O número de pessoas nos abrigos diminuiu em relação a sábado, já que o abrigo da Escola Municipal Frei Bernardo, no Parque Mambucaba, e o da Escola Municipal Raul Pompeia, na Monsuaba foram desativados. Os abrigos estão funcionando na Escola Estadual Conde Pereira Carneiro, no Centro (32 pessoas); ) Escola Municipal Cleusa Fortes Jordão (23); Escola Municipal José Luiz Ribeiro Reseck, no Frade (20); e na Escola Municipal Tânia Rita de Oliveira - Ciep Belém (38). A Secretaria de Obras e o Serviços Públicos está executando intervenções de recuperação de vias, limpeza de canais e valas em toda a cidade, mas a ação está mais concentrada na área sul do município, onde estão os bairros mais afetados, como Bracuí, Santa Rita e Frade. Há frentes de trabalho também nos bairros Marinas, Morro do Tatu e Sapinhatuba I.