Católicos festejam padroeira Nossa Senhora da Conceição

Celebrações religiosas estão acontecendo na Igreja Matriz, no Centro

06 de dezembro de 2016
Fiéis católicos de toda Angra dos Reis estão participando das celebrações religiosas que antecedem a grande festa em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, festejada pela Igreja Católica no dia 8 de dezembro.

Com o tema ”Meditar sobre o dia a dia da vida de Nossa Senhora”, os devotos estão acompanhando as missas e celebrações religiosas na Igreja Matriz, no Centro, e o ponto alto das homenagens acontece nesta quinta-feira, dia 8, com missa solene às 10h, celebrada pelo bispo diocesano D. Ubiratan, e a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, acompanhada pelas irmandades e ordens religiosas, às 17h.

A novena preparatória segue até a próxima quarta-feira, dia 7, com terço às 18h50 e missas às 19h30, na igreja Matriz, com a participação das comunidades da paróquia e a doação de alimentos.

Na quinta-feira, 8, as festividades começam às 6h, com alvorada festiva, missa na Igreja Matriz, às 7h30, missa solene, às 10h, seguida de almoço e procissão solene, a partir das 17h, encerrando as homenagens à padroeira da cidade.

Todos os dias, após a santa missa, tem quermesse com a venda de salgados, doces e refrigerantes.

A LENDA

Conta a lenda que, no ano de 1632, veio de Portugal uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, com destino à cidade de Itanhaém (SP). Ao passar pela Baía da Ilha Grande, essa embarcação foi surpreendida por uma tempestade misteriosa, que, segundo relatos, surgiu como um passe de mágica e impossibilitou os navegadores de seguir viagem, praticamente obrigando-os a aportar em Angra dos Reis.

Quando aqui chegaram, o povo local, muito religioso, resolveu então, diante de tão linda imagem, fazer uma vigília à Nossa Senhora da Conceição. No dia seguinte, já com o bom tempo a favor, a embarcação seguiu viagem levando a imagem. Notaram então que, curiosamente, um grande cardume seguia a embarcação. Eram peixes até então desconhecidos nesta região. Hoje sabe-se que o tal peixe, a cavala, possui uma formação em sua cabeça que visualmente se assemelha muito à imagem de Nossa Senhora. Mas, apesar do bom tempo, mais uma vez a embarcação foi surpreendida com uma nova tempestade ao deixar Angra, o que a obrigou mais uma vez a permanecer na cidade.

A história conta que por dias seguidos a embarcação tentou deixar a cidade com a imagem, mas não obteve sucesso, sempre com o mau tempo atrapalhando. Depois disso, o capitão da embarcação ficou convencido de que tudo era um aviso divino e que a vontade de Nossa Senhora era que a imagem ficasse mesmo em Angra dos Reis. Assim, Angra acolheu de braços abertos a linda imagem de Nossa Senhora da Conceição, que hoje ocupa o altar da Igreja Matriz, e fez da santa a sua padroeira.