Secretaria de Saúde de Angra alerta sobre sintomas de leptospirose

Por conta das chuvas, cuidados devem ser reforçados; ao surgir febre, dor de cabeça e dores no corpo, deve-se ir à unidade de saúde mais próxima

06 de abril de 2025

A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis reforça a orientação para que as pessoas fiquem atentas a sintomas que podem indicar leptospirose, doença causada por uma bactéria presente na urina de animais infectados, principalmente ratos. Como o contágio da doença pode ocorrer por meio de contato com a água das enchentes, é preciso redobrar a atenção.

 

No caso de febre, dor de cabeça e dores no corpo, principalmente na panturrilha, a recomendação é ir à unidade de saúde mais próxima e relatar o possível contato com água das enchentes.

 

Os sintomas podem surgir até 40 dias depois de ter contato com as águas contaminadas. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde, o simples contato com água de enchente não significa que a pessoa tenha contraído leptospirose, o que reforça a recomendação do órgão para que as pessoas não utilizem antibióticos de maneira preventiva. O tratamento da leptospirose é iniciado no momento em que o paciente com sintomas é identificado como caso suspeito pela equipe médica.

 

Como prevenir a leptospirose:

 

- Se precisar andar em água de enchente ou lama após a chuva, proteja-se usando botas ou luvas

- Se possível, cubra cortes ou arranhões com bandagens impermeáveis

- Descarte corretamente o lixo e os entulhos

 

SERVIÇOS DE SAÚDE

 

Todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família e os serviços de emergência (UPA/SPA) estão funcionando normalmente em Angra dos Reis. No caso das UPA e dos SPA, o atendimento é 24 horas, todos os dias da semana.

 

A exceção é o SPA do Parque Mambucaba, que está com os atendimentos temporariamente suspensos. Neste bairro, os usuários devem acionar o SAMU (192). Conforme cada caso, os pacientes estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), SPA do Frade ou Hospital da Praia Brava.