1ª Oficina do Projeto Orla em Angra dos Reis

A programação começa na segunda-feira (9) e será realizada ao longo de 10 dias, no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara

05 de março de 2020
Terá início, na próxima segunda-feira (9), no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, a programação da 1ª etapa da Oficina do Projeto Orla em Angra dos Reis. A programação, organizada pelo Ministério do Turismo - MTur, em conjunto com a secretaria de Coordenação e Governança de Patrimônio da União – SPU, com o apoio da Prefeitura de Angra, será realizada ao longo de 10 dias ininterruptos, incluindo atividades nos municípios de Mangaratiba e Paraty.
O Projeto Orla consiste na elaboração e no cumprimento de um Plano de Gestão Integrada (PGI), que engloba uma série de políticas públicas de gestão e de investimentos. O PGI será construído com a participação dos poderes públicos, órgãos, instituições e organizações da sociedade interessadas.
Segundo o Ministério do Turismo, considerando a relevância ambiental e turística da região de Angra dos Reis, bem como o esforço do Governo Federal de tornar o local um dos maiores polos turísticos do Brasil e do mundo, a implantação do Projeto Orla se apresenta oportuna, pois representa concretos ganhos sociais, econômicos e ambientais para o município.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA - 09/03

09h - Abertura oficial, com autoridades da esfera federal, estadual e municipal
10h - Intervalo
10h15 - Apresentação da programação da oficina
10h25 - Apresentação do Método da Visualização
10h35 - Apresentação dos participantes da Oficina
11h - Apresentação do TAGP/Projeto Orla
11h30 - Apresentação sobre Gestão do Turismo na Zona Costeira
12h - Almoço
13h30 - Apresentação sobre o Gerenciamento Costeiro
14h - Apresentação sobre Desenvolvimento Regional na Zona Costeira
14h30 - Apresentação sobre Gestão Patrimonial no litoral fluminense
15h - Apresentação do Zoneamento Econômico Ecológico no litoral do RJ
15h30 - Intervalo
15h45 - Apresentação sobre as Usinas Nucleares
16h15 - Apresentação do Programa Bandeira Azul
16h30 - Apresentação do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade
16h45 - Debate
17h30 - Encerramento

2º DIA - 10/03

08h30 - Apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico e o Projeto Orla
09h - Apresentação do Plano Municipal de Turismo e o Projeto Orla
09h30 - Intervalo
09h45 - Apresentação da Gestão Ambiental Municipal, Plano Diretor e o Projeto Orla
10h45 - Debate
12h - Almoço
14h - Apresentação do Diagnóstico Preliminar 1ª Parte
15h30 - Intervalo
15h45 - Apresentação do Diagnóstico Preliminar 2ª Parte
16h15 - Preparação para o Trabalho de Campo Mediador da Oficina
16h45 - Encerramento do Segundo

3º DIA - 11/03

08h30 - Realização do Trabalho de Campo (orla continental)
12h - Almoço
14h -Realização do Trabalho de Campo (orla continental)
16h45 – Encerramento

DIA 4º DIA - 12/03

08h30 - Realização do Trabalho de Campo (orla insular)
12h - Almoço
14h - Realização do Trabalho de Campo (orla insular)
16h45 - Encerramento

5º DIA - 13/03

08h30 - Identificação de Cenários (orla continental)
12h - Almoço
14h - Identificação de Cenários (orla insular)
16h45 Encerramento

6º DIA - 14/03

09h - Reunião com representantes do município de Mangaratiba
12h - Almoço
14h - Visita Técnica à Orla de Mangaratiba
16h45 - Encerramento

7º DIA - 15/03

09h - Reunião com representantes do município de Paraty
12h - Almoço
14h - Visita Técnica à Orla de Paraty
16h45 - Encerramento

8º DIA - 16/03

08h30 - Elaboração do Quadro Síntese 1 (orla insular)
12h - Almoço
14h - Reuniões Temáticas entre esferas de governo
16h45 - Encerramento

9º DIA - 17/03

08h30 - Elaboração do Quadro Síntese 1 (orla continental)
12h - Almoço
14h - Reuniões Temáticas entre esferas de governo
16h45 - Encerramento

10º DIA - 18/03

08h30 - Elaboração do Quadro Síntese 2 (orla insular)
12h - Almoço
14h - Elaboração do Quadro Síntese 2 (orla continental)
16h45 - Intervalo
17h - Encaminhamentos para a segunda Etapa
17h15 - Avaliação da Oficina Participantes da Oficina
18h - Encerramento da Oficina com a presença de autoridades.