União e Estado se unem à Prefeitura para reestruturar Angra

Presidente, governador e o prefeito de Angra estiveram, nesta segunda-feira (4), no bairro mais atingido pelas chuvas

04 de abril de 2022
Angra dos Reis, que nos últimos dias, sofreu consequências severas em função do volume histórico de chuva registrado e está em estado de emergência, recebeu nesta segunda-feira, 4 de abril, o presidente da república e o governador do Rio, que vieram prestar apoio ao prefeito. União, Estado e Prefeitura já trabalham em conjunto para apoiar as famílias e reestruturar a cidade.

Durante a tarde, a comitiva esteve no bairro Monsuaba, que foi o mais atingido pelas chuvas. Presidente, governador e prefeito foram à Rua Professor Francisco Cezário Alvim, onde um deslizamento de terra provocou 10 mortes. Um corpo segue sendo procurado pelo Corpo de Bombeiros.

Depois, o prefeito levou o presidente e o governador até a Escola Municipal Raul Pompeia, que está aberta como ponto de apoio para a comunidade local e, no momento, presta assistência a 130 pessoas.

- Levei o presidente e, mais uma vez, o governador do Estado, para verem de perto o que aconteceu naquele deslizamento. Conversamos com as pessoas e visitamos o abrigo que está recebendo os moradores. União, Estado e Município estão trabalhando juntos, com o apoio da comunidade, para apoiar quem mais precisa neste momento – afirmou o prefeito de Angra.

O prefeito ainda destacou que a construção de 96 moradias foi confirmada para o bairro da Monsuaba, para atender as pessoas que perderam as suas casas e as que tiveram as suas residências interditadas por estarem em área de risco.

- A Prefeitura vai ceder o terreno para a construção e os Governos Federal e Estadual vão custear as obras das moradias e a urbanização da área. Vamos trabalhar juntos para reconstruir o bairro e a nossa cidade. Neste primeiro momento os moradores receberão aluguel social, e depois, suas residências – disse.

Outra luta do prefeito é pela reestruturação da BR-101, que possui vários pontos de obstrução, e da RJ-155, que está com o trânsito em meia pista. Para isso, ele solicitou ao Governo Federal uma resposta mais rápida por parte da CCR, que possui a concessão da Rio-Santos; ao Estado, pediu uma ação definita do Detro para garantir a segurança da via estadual. Pelas condições das estradas não permitirem a execução do Plano de Emergência, o Município chegou a pedir o desligamento das usinas nucleares.

MAIS INFORMAÇÕES
- 10 óbitos foram registrados na Monsuaba. Um morador segue sendo procurado pelo Corpo de Bombeiros.
- Segundo moradores, pode haver até quatro pessoas desaparecidas na Ilha Grande.
- Buscas continuam.
- 256 pessoas estão nos pontos de apoio abertos pela Prefeitura, recebendo apoio das equipes da Assistência Social, Educação e Saúde.
- 38 pontos de apoio abertos

AULAS SUSPENSAS
- Nessa terça-feira, 5 de abril, as aulas das escolas da rede pública municipal continuam suspensas

SAÚDE
- Moradores da área da ESF da Carioca passam a ser atendidos na Clínica da Família
- Equipe do Samu atenderá os moradores da ESF Portogalo e da ESF Cantagalo

DOAÇÕES
- Doações podem ser entregues, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, na Praça Marinha Greenhalgh, 59, ao lado do Teatro Municipal.
- Itens mais necessários: água, toalhas, colchões, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza.

TRANSPORTE PÚBLICO
- Linhas paralisadas: 101 – Cantagalo e T10 - Div. Mangaratiba
- Linhas com funcionamento parcial: 104 – Monsuaba Micro, 300 – Japuíba X Ponta Leste e T11 – Ponta Leste
- Demais linhas operam horário reduzido em virtude das condições das vias.

SITUAÇÃO DAS ESTRADAS
- BR-101: fechada a partir da Monsuaba, com várias obstruções
- RJ-155: meia pista liberada
- Estrada do Contorno: com retenções

DEFESA CIVIL
- Em caso de emergência o morador pode ligar para 199 ou (24) 3365-4588.