Angra e Ilha Grande em feira internacional de turismo

Evento foi a primeira ação conjunta da Fundação de Turismo com a nova diretoria do Angra Convention & Visitors Bureau

04 de abril de 2016
A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), dando sequência às ações de promoção e divulgação de Angra e Ilha Grande no mercado internacional, participou entre os dias 29 a 31 de março, em São Paulo, da feira World Travel Market (WTM) - Latin America, uma das maiores do país. A participação de Angra foi possível por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur/RJ) e a primeira realizada junto com a nova diretoria do Angra Convention & Visitors Bureau (Angra CVB). Para o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, a participação do Convention melhora muito o retorno que essas feiras podem dar ao segmento turístico na cidade.

— Nossa presença institucional em feiras e eventos é importantíssima para a promoção do destino, mas é limitada. Na hora de fazer negócios, a fundação precisa da participação empresarial. Com a presença do Angra Convention, as oportunidades de contato e vendas para grupos e empresas aumentam muitíssimo — acredita Klauber.

Com a experiência do evento em São Paulo, a parceria com o Angra CVB deverá se estender para outras feiras e eventos ligados ao setor até o fim de 2016. A comitiva de Angra no WTM Latin America foi composta pelo presidente e o assessor de Comunicação da TurisAngra, Klauber Valente e Julio Cesar Vieira; e pelo presidente e o diretor de marketing do Angra Convention, Cipriano Feitoza e Ulisses Covas.

Durante o evento também foram realizados o 45º Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e reuniões de planejamento da Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur). A Abitur também apresentou os seus cinco destinos (Ilha Grande, Ilha Bela, Fernando de Noronha, Ilha do Mel e Ilha de Marajó) a um grupo de executivos da Embratur que moram no exterior, fazendo a divulgação de produtos turísticos brasileiros às operadoras de todo o mundo. O presidente da TurisAngra, Klauber Valente, também assumiu a presidência da Associação Abitur de forma interina até outubro deste ano.

Para Klauber Valente, a feira WTM Latin America marcou uma mudança importante para a promoção de Angra dos Reis em feiras especializadas de turismo no país e, possivelmente, no exterior.

— As feiras WTM são uma referência internacional na promoção de destinos turísticos. Aproveitamos o evento da melhor maneira possível. A TurisAngra fez o seu papel de divulgar institucionalmente o destino, e o Angra CVB fez a divulgação comercial diretamente com os operadores de toda a América Latina. Sem dúvidas saímos do evento ainda mais fortalecidos no mercado internacional. Agora o objetivo é dar seguimento ao trabalho, que pode gerar frutos positivos em breve — afirmou Valente.

A organização do WTM Latin América ainda está auditando as estatísticas oficiais desta edição, mas já se sabe que o evento foi maior que em 2015, quando reuniu 6 mil executivos e movimentou U$$ 363 milhões. Estima-se que a feira tenha sido 10% maior que a sua edição anterior.

SOBRE OS EVENTOS WORD TRAVEL MARKET

A World Travel Market abrange alguns dos principais eventos de viagens de lazer do mundo: World Travel Market London, em Londres, WTM Latin America, em São Paulo, WTM Africa, na Cidade do Cabo, e Arabian Travel Market, em Dubai. Novos eventos estreiam em 2016: o WTM connect Asia e o WTM connect China, que se juntam ao WTM connect Ski e ao International Golf Travel Market. Essas iniciativas one-to-one são direcionadas a mercados de lazer e nichos de viagem, permitindo que os expositores se encontrem exclusivamente com os Hosted Buyers de elite.

Os eventos WTM contam com a participação de executivos seniores do setor mundial de viagens e turismo, que fazem negócios e ficam a par das últimas pesquisas, pontos de vista e opiniões. Em 2014, os eventos WTM promoveram negócios que totalizaram cerca de US$ 7 bilhões, envolvendo mais de 15 mil compradores e 9,5 mil expositores (1,5 mil expositores principais e 8 mil coexpositores) em suas quatro iniciativas. A WTM é propriedade da Reed Exhibitions, principal organizadora de eventos do mundo.