Angra inicia defeso da sardinha e celebra marca histórica na pesca
Município registrou mais de mil toneladas capturadas em um único dia e reforça importância da preservação dos cardumes

Teve início nesta quarta-feira, 1º de outubro, o período de defeso da sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis). A medida, válida nas regiões sul e sudeste do país, se estenderá até 28 de fevereiro de 2026.
Nesta temporada Angra dos Reis registrou uma marca histórica: em 5 de agosto, foram pescadas 1.016 toneladas de sardinha em apenas um dia. Ao todo foram capturadas mais de 31 mil toneladas, entre março e setembro, consolidando a cidade como uma das maiores produtoras de sardinha do Brasil.
Para que o município continue sendo referência na pesca, o secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Jorge Eduardo Mascote, reforça a importância do respeito ao período de defeso.
- O defeso é fundamental para que os cardumes se reproduzam de forma saudável. Preservar a sardinha-verdadeira é essencial para que Angra continue se destacando na pesca, mantendo emprego, renda e tradição para milhares de famílias da nossa cidade - destacou.
A proibição da pesca é regulamentada pela Instrução Normativa nº 18, de 10 de junho de 2020, e tem como objetivo proteger os cardumes durante a reprodução, garantindo a sustentabilidade da pesca na região
Durante o defeso, a captura da sardinha-verdadeira é proibida. Quem descumprir a norma está sujeito a multas que podem chegar a R$ 100 mil, além da apreensão do pescado e da embarcação, conforme determina a legislação ambiental.