Prefeitura se reúne com Conselho Escolar e Nutrimed

Ovo cozido faz parte do cardápio da merenda escolar, assim como frango, carne e peixe

03 de maio de 2016
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, se reuniu na segunda-feira, dia 2, no Salão Nobre, com representantes da empresa de alimentação escolar Nutrimed e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O encontro foi feito a pedido do secretário de Governo, Robson Marques, para tratar de denúncia feita sobre a merenda na rede pública municipal. A empresa, ganhadora da licitação, apresentou o plano de alimentação escolar, assim como projetos que desenvolve com alunos, merendeiras e coordenadores.

Segundo a Nutrimed, todos os produtos utilizados estão dentro da ficha técnica nutricional, que corresponde aos ingredientes e não a marca dos itens solicitados em contrato. Todo o serviço é fiscalizado pela Secretaria de Educação e orientado pelo Manual Orientativo Escolar. Atividades como incentivo à alimentação saudável, higienização das mãos e treinamento das merendeiras são desenvolvidas pela empresa e previstas também em contrato.

No caso da denúncia, de que haveria apenas ovo no cardápio, feita em relação ao Colégio de Ensino de Horário Integral (C.E.H.I) Monsenhor Pinto Carvalho, na Enseada das Estrela, na Ilha Grande, as instituições de horário integral têm um balcão térmico onde as crianças se servem à vontade e, em um dos dias, o cardápio é arroz, feijão, seleta de legumes cozidos e ovo frito ou cozido. Cada criança se serve de acordo com o que prefere. A Secretária de Educação esclarece que em todos os colégios há uma programação alimentar que é seguida rigidamente.

– A nutricionista elabora os cardápios que ficam destacados em todos os refeitórios da rede municipal. O ovo faz parte desse cardápio, assim como frango, carne e peixe, todos fonte de proteína e parte de uma alimentação equilibrada e saudável. Cada um tem o seu dia. Temos também um programa nas escolas a fim de convidar os pais a conhecerem o cardápio e onde a comida é preparada – destacou Jane Aparecida.

Ainda segunda a secretária, a alimentação nas escolas de meio período é servida por meio de prato feito, e a criança também pode repetir, tanto a refeição principal quanto a sobremesa, que geralmente é uma fruta da estação.

Estavam presentes na reunião o secretário de Governo, Robson Marques; a secretária e o subsecretário de Educação, Jane Aparecida e Wellington Pereira; a gerente de Infraestrutura da Educação, Regina Borges; a docente I da E.M. Orlando Gonçalves, Priscila Silva; a coordenadora de Alimentação Escolar da secretaria, Rosemary Luiz dos Reis; a gerente da Nutrimed, Lubiana Ferreira; a supervisora Anili de Lima; a nutricionista Daniele Aparecida Seixas; além dos integrantes do CAE, a conselheira e presidente Adélia Cristina e a também conselheira Lúcia Helena.