Prefeitura fortalece conselhos escolares

Secretaria de Educação realizou encontro com o Grupo Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar

03 de maio de 2016
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu na última segunda-feira, dia 2, mais uma reunião para discutir os conselhos escolares da região, no Centro de Estudos Ambientais (CEA). O encontro contou com a palestra da representante do governo do estado, a coordenadora estadual do Grupo Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar, professora Silma Cleris, sobre “A participação do conselho escolar na gestão da escola”. Para ela, Angra dos Reis está se fortalecendo cada vez mais no quesito conselho escolar.

– Estive no município há dois anos e, de lá para cá, a participação da classe está mais efetiva. Todos estão entendendo a necessidade de se tornar um grupo de mediação e não de conflito – elogiou a professora Silma.

A coordenadora municipal do Grupo Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar, Marta Sabino, falou da importância do instrumento em Angra dos Reis.

– Conselho escolar nada mais é do que um mecanismo para uma gestão democrática. Em Angra, teve início na década de 1990, envolvendo comunidade escolar, sociedade civil e servidores. Atualmente, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Prefeitura de Angra, oferece cursos de formação para os conselheiros escolares – frisou a professora Marta.

Até o momento, cerca de 250 conselheiros concluíram o módulo introdutório, por meio de um curso a distância, com 40 horas de duração, sendo 28 horas online e 12 presenciais, divididas em três encontros. Mais de 120 conselheiros participaram da última reunião de segunda-feira.

O QUE É CONSELHO ESCOLAR
O conselho escolar é o órgão máximo para a tomada de decisões no interior de uma escola. Ele é formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, como alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, diretores e comunidade local.

Cada conselho escolar tem suas ações respaldadas por meio do seu próprio estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, como é realizado o processo de renovação dos conselheiros, dentre outros assuntos que competem a essa instância.

O objetivo do Grupo Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar (GAFCE) é o de anunciar propostas, discutir ideias, trocar experiências e contribuir para o fortalecimento dos conselhos escolares, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas do país.