Angra dos Reis faz aniversário

Município se prepara para comemorar 511 anos com tradição, esporte, música e teatro

03 de janeiro de 2013
A Fundação Municipal de Cultura de Angra dos Reis (CultuAr) já definiu a programação de comemoração do aniversário de 511 anos da cidade, no próximo dia 6 de janeiro. Este ano, ante aos desafios financeiros e de gestão do início da administração da prefeita Conceição Rabha (PT), optou-se por uma comemoração repleta de #39;pratas da casa#39;, com atrações todas de artistas e músicos da cidade.

Abrindo a programação no dia 5 de janeiro, às 19 h, acontece a tradicional Corrida dos Santos Reis, com largada no Cais de Santa Luzia. Às 21 horas, na praça Nilo Peçanha (em frente à sede da Prefeitura) haverá apresentação da banda de música Jardim Sarmento e em seguida do Coral da Cidade, às 22h. Mais tarde, às 22h45, grupos de Folia de Reis, que são uma antiga tradição da cidade, se apresentam até à meia-noite quando a prefeita Conceição abrirá as portas da Prefeitura para o tradicional Corte do Bolo. Além da prefeita e de populares, outras autoridades participam da comemoração.

Encerrando a noite do dia 5, acontece uma grande queima de fogos e nova apresentação da banda Jardim Sarmento. Já na Praça do Porto, a festa continua com shows das bandas Sereno e Camália, com repertórios repletos de reggae e rock.

No dia 6 de janeiro, aniversário da cidade, logo cedo, às 6h, alvorada festiva pelas ruas do Centro. Na Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, a prefeita e demais autoridades promovem o hasteamento das bandeiras e participam de um café comunitário, a partir das 8h. Às 9h, missa festiva, na Igreja Matriz, pelo aniversário do município. A programação religiosa inclui também um culto de ação de graças pela data na igreja Assembléia de Deus - Ministério de Madureira - na rua Coronel Carvalho, às 19h30.

Fechando a programação, de novo na Praça do Porto, às 20h, haverá apresentação do espetáculo teatral #39;Viagem à Baía dos Reis#39;, que conta um pouco da longa História de Angra de forma lúdica e poética. Em seguida o grupo #39;Nós Três#39;, do músico Cláudio Bocca, encerra a festa com muita música popular brasileira.

De acordo com o presidente da CultuAr, Zequinha Miguel, a organização do evento está seguindo à risca a orientação da prefeita Conceição para reduzir as despesas da cidade neste início do Governo. Para se ter uma ideia desse esforço, em 2012 foram gastos cerca de R$ 300 mil com a programação e agora, no novo Governo, a despesa total não deve chegar aos R$ 60 mil.