Seminário de Conselhos Escolares

Encontro reuniu a comunidade escolar para discutir gestão democrática nas unidades de ensino

02 de novembro de 2019
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Angra realizou nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, o Seminário de Conselheiros Escolares de Angra dos Reis. O encontro foi na Casa Larangeiras, durante a tarde, e reuniu conselheiros escolares de diversas das 75 unidades de ensino coordenadas pelo município. O seminário é anual, e o tema deste ano foi “Conselho escolar: avanços e desafios”.

Um conselho escolar é formado de forma paritária por pais, professores, diretores, alunos e representantes das associações de moradores. O seminário contou com uma participação bem diversificada: havia conselheiros de todos esses grupos. A função de um conselho escolar é deliberar sobre o cotidiano escolar, a organização, os trabalhos pedagógicos e administrativos das escolas, em conformidade com as políticas e diretrizes educacionais.

– Precisamos fortalecer os conselhos escolares enquanto um colegiado que representa a comunidade escolar, para a comunidade ser ouvida, pois é ela quem, na maioria das vezes, tem a melhor visão do que é preciso em benefício de uma escola – disse a articuladora dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação.

Os debatedores falaram sobre a importância dos conselhos para a gestão democrática e participativa da educação e para a descentralização das decisões. Seguindo a proposta deste ano, os educadores citaram também os avanços e os desafios do colegiado. Dentre os desafios está a necessidade de conscientização sobre o valor e o significado de um conselho tutelar, já que nem todos entendem a importância de ser conselheiro. Outro problema apontado tem sido a vacância na composição de alguns conselhos, por conta da mobilidade das pessoas dentro do próprio município. A palestrante convidada foi a professora e doutora Lucília Augusta Lino, da Faculdade de Educação da Uerj, que também falou sobre os avanços e desafios do colegiado.

A abertura do encontro contou com a apresentação das crianças do projeto Musicalizando, desenvolvido pela prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Patrimônio e de Educação. Neste ano, além do seminário, também foram realizadas reuniões nos polos, para proporcionar formação e articulação entre os gestores. O município de Angra tem suas unidades de ensino divididas por cinco polos, incluindo a Ilha Grande.