Prefeita de Angra faz vistoria no município

A prefeita foi pessoalmente ver os estragos da chuva forte no primeiro dia do ano

02 de janeiro de 2013
Em seu primeiro dia útil de trabalho, a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, passou toda a manhã deste dia 2, vistoriando áreas do município que se encontram em situação de atenção especial, seja pelo acúmulo de lixo ou por efeito da forte chuva que caiu sobre a cidade durante a madrugada.

Já por volta das 9h da manhã, a prefeita foi à sede da subsecretaria de Serviço Público, de onde partiu em companhia do subsecretário Antônio Cordeiro para avaliar as ações emergenciais imediatas. Eles visitaram a Praia Costeirinha, que foi invadida por muita lama oriunda da obra de contenção realizada no local pel Empresa Estadual de Obras Públicas (Emop). Já havia uma equipe de funcionários da adminsitração no local realizando a limpeza da avenida parcialmente interditada.

Da Costeirinha, Conceição e Cordeiro foram ver o acúmulo de lixo e entulho nos morros do Centro da cidade. Identificaram os locais mais críticos dos morros do Carmo, Peres e Glória, para que a empresa responsável provisoriamente pela coleta de lixo faça o recolhimento.

Conceição também foi até à avenida José Elias Rabha, no Parque das Palmeiras, onde uma encosta caiu sobre um caminhão estacionado na calçada. Uma retroescavadeira foi levada ao local para estabilizar a encosta.

— A minha determinação é limpar a cidade o mais rápido possível. Não vamos deixar a população nesta situação. Logo, logo tudo estará em ordem — previu Conceição, antes de seguir com as vistorias.

A prefeita e o subsecretário foram depois à Regional do Belém, onde orientaram os servidores e colaboradores sobre a retirada de entulho. Para acelerar a limpeza, o material recolhido será enviado provisoriamente para uma área pública no bairro, depois, quando as ruas estiverem limpas, todo o material será transportado para o aterro definitivo.

A vistoria também passou pelas ruas Noberto Pereira e João Marinho, ambas na Gamboa do Bracuhy. Lá a chuva causou o alagamento em várias casas, causado, sobretudo, pelo assoreamento dos canais, que não vinham recebendo a manutenção adequada da gestão anterior.

— Não pensei que as coisas estariam tão graves. Pedi que relacionem os problemas que hoje estão atrapalhando o dia-a-dia da Gamboa do Bracuhy. Primeiro temos que acabar com os problemas emergenciais, mas já precisamos elaborar planos concretos de intervenção, para solucionarmos definitivamente essas questões. Sei que na Gamboa do Bracuhy o risco de alagamentos é crônico, mas isso vai ser resolvido — disse a prefeita.

Ao meio-dia, juntou-se ao grupo o secretário municipal de Obras, Jefferson Deccache, desta vez para vistoria no calçadão da Praia do Frade, que cedeu parcialmente por causa da chuva. O Serviço Público e a Regional do Frade foram orientados pela prefeita a resolver o problema rapidamente, pois não parece haver dano estrutural ao calçadão.

O último local vistoriado foi a travessa Morada do Sol, também no Bracuhy. Lá o assoreamento do canal foi tão grande que o nível de água subiu cerca de um metro e meio e os moradores tiveram que sair de casa às pressas, abandonando todos os pertences. O secretário de Obras, Jefferson Deccache, encaminhou retroescavadeiras ao local, a fim de desassorear o canal, pois o risco de novos alagamentos ainda é grande. Após o primeiro giro pela cidade, a prefeita fez um balanço do que viu.

— Eu sabia que a situação não estava nada boa, mas essa chuva que caiu agravou ainda mais alguns problemas. Estaremos trabalhando arduamente até a coleta de lixo e de entulho ser normalizada, todos os pontos de alagamentos terem sido drenados e as encostas estabilizadas. O desafio é enorme, e nossa disposição também — afirmou Conceição Rabha.