Seminário de promoção de saúde

Assistência social realiza evento para funcionários

01 de junho de 2016
Saúde do trabalhador e promoção de saúde: esses foram os dois temas abordados durante o 1º Seminário de Promoção de Saúde para os Trabalhadores da Assistência Social de Angra dos Reis, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na quarta-feira, dia 1º.

– O objetivo é o de promover um espaço de discussão e troca de experiências sobre a promoção da saúde nos equipamentos públicos da Assistência Social. Não vamos parar por aí, vamos sempre promover esse tipo de encontro, porque o morador só pode ser bem atendido se o funcionário estiver bem e saudável – explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neuza Nardelli.

O primeiro palestrante do dia foi o psicólogo Ricardo Lobo Oliveira, especialista em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social.

– Precisamos de cinco pontos básicos para a realização da promoção em saúde: construção de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes favoráveis, reforço das ações comunitárias, desenvolvimento de habilidades pessoais e reorientação dos serviços de saúde – frisou o psicólogo.

Já a psicóloga Márcia Velasco, focou no bem-estar do funcionário e qual a melhor forma de se “permanecer saudável” no caos.

– O mundo inteiro passa por uma crise financeira. Angra dos Reis não é diferente de nenhum outro município. E são as pequenas coisas que fazemos no dia a dia que nos deixam preparados para lidar com essas adversidades e também atender a população – disse Márcia.

Segundo Diogo da Rocha Mota, psicólogo da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o índice de afastamento por motivo de saúde dos trabalhadores da Assistencial Social de Angra dos Reis beirou os 40% no ano de 2015.