Sobre o Projeto Mambubike

O projeto piloto está sendo desenvolvido a partir de 4 eixos: (i) ciclofaixas e ciclorrotas; (ii) faixa multiuso; (iii) calçadas e travessias; e (iv) projetos especiais, pensados a partir do diagnóstico realizado no Parque Mambucaba ao longo do ano de 2023. Aqui, você encontra informações sobre cada um desses eixos e vê exemplos de como eles podem ser implementados no bairro!

O QUE VAMOS FAZER?

( As imagens abaixo são meramente ilustrativas )

Ciclorrota

Indicação de compartilhamento de via com veículos motorizados, com preferência para os ciclistas.

No projeto piloto, serão implementadas no sentido do fluxo dos carros.

Calçadas e travessias

Requalificação das travessias da área do projeto piloto, com pintura de faixas de pedestres, sinalização e ampliação de esquinas em pintura, dando mais segurança ao pedestre.

Como vamos fazer?

( As imagens abaixo são meramente ilustrativas )

O Projeto Piloto

O projeto piloto será desenvolvido na Avenida Francisco Magalhães de Castro (principal) e nas rua Getúlio Vargas (5), Aviador Santos Dumont (22) e Francisco Guedes da Silva (1). A partir do diagnóstico, percebeu-se nessa área um fluxo intenso de pessoas, ciclistas e veículos motorizados; forte presença de comércios; concentração de pontos de conflito registrados pela população; presença das escolas, e é um eixo importante de acesso e circulação no bairro.
A ideia do projeto piloto é testar soluções de desenho urbano, visando maior segurança e facilidade no deslocamento de ciclistas e pedestres. Confira aqui algumas propostas, estudos e desenhos em andamento do projeto!