Ministro da Pesca no Dia do Pescador em Angra

Licença permanente de pesca de camarão rosa foi entregue para 40 embarcações

30 de junho de 2014
Na manhã de domingo, 29, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura, em parceria com a Cooperativa de Pescadores de Angra dos Reis (Propescar), promoveu a cerimônia de comemoração do Dia do Pescador e também a entrega das licenças das embarcações para pesca do camarão rosa, na região. Na ocasião sete pescadores foram homenageados pela sua história com a pesca na cidade. Participaram do evento o ministro de Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, a prefeita, Conceição Rabha, o vice-prefeito Leandro Silva, o deputado federal Luiz Sérgio e o secretário municipal de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno.

Para o ministro Eduardo Lopes, o ordenamento é fundamental para desenvolvimento da atividade pesqueira não só para a região da Costa Verde, mas também para todo o Brasil.

- Esta é a grande missão do ministério. Somos sempre a favor dos pescadores e com as licenças permanentes, garantimos o futuro do setor na cidade. A pesca em Angra dos Reis mobiliza muitas famílias de pescadores. Estou muito feliz de participar de mais essa etapa do município, pois o camarão rosa é um dos principais pescados do Estado e da cidade, que também é referencia na produção da espécie - destacou o ministro.

O almoço festivo teve um cardápio típico com as riquezas que a região oferece; camarão, sardinha e o bijupirá. Cerca de 300 pessoas participaram das festividades, pescadores e crianças. Gerações inteiras se divertindo e comemorando o dia e as conquistas alcançadas.

Ao total, 40 embarcações receberam a licença permanente da pesca do camarão rosa. No evento quatro pescadores as receberam simbolicamente o documento, representando os demais.

Para a prefeita Coinceição Rabha, o momento é de festa e de conquistas, adquiridas com muito esforço e perseverança da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura junto ao Governo Federal.

- Angra é uma cidade de cultura pesqueira e não podemos perder essa raiz. O governo tem feito a sua parte, dando uma alavancada no setor da pesca. Conquistamos as licenças do camarão rosa, da sardinha e tantos outros benefícios para os pescadores da nossa região. A cidade é sinônimo de pesca e temos que nos orgulhar disso - finalizou a prefeita.

Foram homenageados sete pescadores que têm histórias e tradição com a pesca, na região; Osmar de Araújo, Paulo Ramos, Temoteo Soares, Benedito Leopoldino Filho, Jarbas Neves Martins, Maximinioano Paulino Peres, Odair e Honorato.

Júlio Magno, secretário de Pesca e Aquicultura ressaltou que desde o começo do governo municipal, essa era uma ação primordial para dar segurança e estabilidade ao setor.

- Antigamente, a frota artesanal de Angra trabalhava com a definição “camarão“, sem participar das estatísticas pesqueiras do estado, hoje temos a licença certificada para camarão rosa, concedidas pelo Ministério da Pesca. A regularização representa um avanço imenso para o setor. A luta para regularizar essa situação é longa e hoje realizamos mais este sonho, tão aguardado por nossos pescadores - ressaltou Júlio Magno.

Também participaram do evento o secretário de Governo, Robson Marques, o secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Jefferson Deccache, a secretária de Fazenda, Antoniela Barbosa Lopes, o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira, o diretor executivo da TurisAngra, Niltinho Júdice, os vereadores Jairo e Jean, o superintendente do Inea, Álvaro Segneri, representantes da Capitania dos Portos e de entidades e instituições do setor.