Ilha da Gipoia recebe voluntários do Clean Up Day

Mais de 120 sacolas de lixo foram recolhidas da Praia das Amendoeiras

29 de setembro de 2014
Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza das Praias (Clean Up the World), o Angra Surf Club, com apoio da Prefeitura de Angra e outros parceiros, realizou no sábado, 27, na Praia das Amendoeiras (Ilha da Gipoia), o Clean Up Day. Cerca de 50 amigos do mar, incluindo crianças, participaram da ação, com objetivo de sensibilizar a população sobre o problema do lixo no planeta. Todos os voluntários demonstraram empenho e união, formando um grupo para apoiar e realizar ações de limpeza, conservação, reciclagem e educação. O Clean Up the World é realizado todos os anos, em setembro. Criada na Austrália, em 1989, a campanha vem promovendo ações em todo o planeta.

A Praia das Amendoeiras recebe grande quantidade de lixo por causa das correntes marinhas que levam para o local, principalmente, materiais plásticos, como garrafas PET, cotonetes e grande quantidade de microlixo (bituca de cigarro, papel de bala etc). Os voluntários coletaram cerca de 600 kg de resíduos em 120 sacolas, sendo 60% material reciclável.

Para o organizador da ação, Breno Sant‘anna, o que move o trabalho voluntário é a preocupação com a degradação que a natureza vem sofrendo.

- Toda dificuldade de transporte fica pequena diante de tanta energia positiva e vontade de deixar a praia limpa. É um incômodo muito grande assistir ao que a natureza tem sofrido. Nós nos reunimos e formamos um coletivo de gestores de ação, dispostos a forçar mudanças e a criar condições hoje para um comportamento diferente amanhã - afirma.

Além da limpeza, foram entregues porta-bitucas de bolso, para incentivar os fumantes a eliminar o hábito de jogar bituca de cigarro em locais públicos.

- A ponta de cigarro, o item mais coletado no Clean Up Day em todo planeta por mais de oito anos consecutivos, tem ocasionando a morte de inúmeros animais, que a confundem com ovas de peixe e a engolem - explicou Breno.