DC recebe palestra sobre Operação Lei Seca

Funcionários da Defesa Civil e do Trânsito conhecem a operação que visa conscientizar motoristas

29 de abril de 2014
Funcionários da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito participaram de uma palestra ministrada pelo grupo que trabalha na Operação Lei Seca, uma iniciativa do governo do estado. Com o coordenador da equipe, Augusto Vieira, também vieram os cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito Bruno Dutra, Leonardo Martins e Eloi Mandarino. Eles contaram suas histórias de vida e como elas mudaram depois de um acidente de trânsito envolvendo direção e bebida. A palestra aconteceu na sexta-feira, dia 25, no auditório da Defesa Civil municipal.

A Operação Lei Seca existe há quatro anos no Rio. Seu trabalho pioneiro, hoje, é referência em todo o Brasil. Os números são surpreendentes. Mais de um milhão de motoristas fiscalizados, 97% de aprovação, 27% menos vítimas de acidentes no Grande Rio, 13% menos atendimentos hospitalares e redução de vítimas fatais nos acidentes de trânsito.

- Iniciativas como essa precisam ser disseminadas para impedir mais mortes no trânsito por causa da bebida alcoólica. Eles nos ofereceram a palestra e nós, evidentemente, abrimos as portas. Somos parceiros - frisou o secretário especial de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira.

Para o coordenador do grupo, Augusto Vieira, parcerias são fundamentais. Tanto que hoje a Operação Lei Seca conta com cinco equipes, que realizam constantes trabalhos de fiscalização, abordagem, educação, em diversos municípios toda semana. Palestra é somente um dos trabalhos das equipes.

- Fazemos a Lei Seca, Barreira Fiscal, Lapa Presente, enfim, diversos programas. Também vamos a universidades, escolas e empresas. Não paramos de trabalhar. Hoje, por mês, abordamos 30 mil pessoas e educamos 100 mil. Nosso objetivo é mesmo educar - garantiu Augusto Vieira.

Quem desejar uma palestra do grupo em sua instituição, basta entrar em contato com Moacir Monteiro, coordenador de Educação da Operação Lei Seca, através do telefone (21) 23343356, ou do e-mail moaciromonteiro@gmail.com.