SECT oferece formação para secretários escolares

Capacitação está sendo realizada desde o início do governo da prefeita Conceição Rabha

27 de junho de 2014
Dando continuidade ao plano de formação, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou na quarta-feira, 25, a formação para secretários, agentes administrativos e auxiliares de secretarias de escolas de toda rede municipal, que será realizado em quatro encontros.

Segundo a gerente de Planejamento Estatístico e Educacional, Jane Aparecida Rocha, o objetivo é dar continuidade aos projetos de formação, idealizados pelo governo e executados pela secretaria de Educação.

- A capacitação continuada dos servidores é uma das prioridades do governo da prefeita Conceição Rabha, que tem surtido grandes mudanças na educação. Essa formação teve início no ano passado e este ano estamos envolvendo os auxiliares de secretaria. Essa é uma oportunidade que proporciona aos profissionais desse setor, a ouvir o que o outro tem a falar do seu trabalho e sobre suas rotinas. As pessoas se sentem responsáveis por aquilo que ela faz e isso é muito importante, porque nós enquanto servidores públicos temos que ter essa clareza do nosso papel - explica Jane.

Este ano a formação conta com a participação da Universidade Federal Fluminense (UFF), na presença do professor Domingo Nobre, que realizou um diagnóstico a partir das necessidades dos profissionais das secretarias de escolas que estavam presentes.

- A educação nos encomendou uma formação que está dentro do Plano de Formação Continuada, para os funcionários de secretaria. Pensamos em começar esse encontro com um diagnóstico que estamos realizando hoje, de forma participativa, sobre como anda o funcionamento das secretarias, as suas qualidades e também onde estão os problemas. Hoje vamos tirar oportunidades para os próximos encontros. Acho fundamental essa formação, porque as secretarias de escolas costumam não ser tão valorizadas, mas a gente considera este setor como a porta de entrada. Os pais de alunos de uma escola pública têm o direito de ter o melhor atendimento possível - salientou Nobre.