Agricultura disponibiliza vacinas para produtores

Proprietários podem vacinar seus animais solicitando a visita do veterinário da prefeitura

27 de maio de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Subsecretaria de Agricultura, em parceria com o Núcleo de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, ainda está vacinando os bovinos fêmeas de 3 a 8 meses de idade (bezerras), contra a brucelose. Também já está em andamento a campanha de vacinação para os herbívoros (cavalo, mulas, éguas, bois e vacas), contra a raiva.

O trabalho das campanhas tem o objetivo de prevenir a manifestação das enfermidades nos animais do município, garantindo assim a saúde da população, dos animais e da qualidade dos produtos derivados. Até o momento, cerca de 35 bezerras foram vacinadas contra a brucelose e aproximadamente 164 animais, contra a raiva.

A brucelose é uma doença crônica causada pelas bactérias do gênero Brucella, transmitida dos animais para os homens, pelos laticínios não pasteurizados ou pelo contato direto com animais doentes.

A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso do animal e na maioria das vezes é transmitida pela mordida dos morcegos hematófagos. Os animais infectados apresentam perda de peso, isolamento do restante do rebanho, agressividade, dificuldade de permanecer em é, saliva intensa, etc.

As doses são aplicadas em animais de produtores cadastrados no Núcleo de Defesa Agropecuária. Aqueles que não forem cadastrados e queiram vacinar a sua produção podem solicitar a aplicação pelo telefone 3365-7153 ou 3377-6865.