Vandalismo prejudica fornecimento de água na UPA

Atendimento foi momentaneamente suspenso, mas a unidade já está funcionando normalmente

27 de fevereiro de 2014
Mais um equipamento público da Prefeitura de Angra foi alvo de vândalos esta semana. Desta vez a ocorrência foi registrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Japuíba. Na madrugada desta quinta-feira, 27, vândalos danificaram o sistema de abastecimento de água do local, suspendendo momentaneamente o atendimento.

- Logo cedo constatamos que a casa de bombas havia sido invadida. Um cadeado foi violado e também destruíram a tubulação que leva água até a caixa d´água. Os responsáveis pelo ato de vandalismo também violaram a caixa de hidrômetro da unidade, ocasionando assim a interrupção do abastecimento de água. A situação foi normalizada com a ação rápida do Serviço de Água e Esgoto (Saae), que efetuou os reparos necessários - explicou Leandro Nóbrega, coordenador da UPA.

Assim como no episódio do início desta semana, quando três escolas foram vandalizadas, a secretaria de Saúde também lamenta o incidente. O secretário municipal da pasta, Dr. Carlos Vasconcellos, disse que o ato é contra todos os cidadãos usuários do sistema de Saúde e que a população deve combater este tipo de atitude.

Apesar de a casa de bombas ter sido invadida, os vândalos não roubaram nenhum material, o que constata que estes tiveram a intenção de somente prejudicar o pleno funcionamento da unidade de Saúde. O fato foi comunicado à delegacia de Polícia Civil, que iniciará imediatamente a apuração do incidente, para identificar os culpados. Este é o quinto caso de vandalismo registrado em unidades públicas em menos de um mês. Há alguns dias, além das escolas, o caminhão de ressonância móvel do Estado, localizado na Praia do Anil, também fora invadido e alguns equipamentos danificados.

Quem tiver informações sobre a ação de vândalos na cidade pode denunciar através do telefone disque denúncia da Polícia Militar, pelo número (24) 3362-6740. A Prefeitura crê na punição exemplar a estas pessoas.