Saúde amplia atendimento básico para 75% do município

Notícia foi dada durante a audiência pública na Câmara Municipal

26 de setembro de 2014
Os avanços, as queixas e os desafios da saúde pública foram apresentados pela secretária municipal de Saúde, Ana Cláudia Marinho, durante a audiência pública na Câmara Municipal, na noite de quarta-feira, dia 24. Além da equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra, estiveram presentes representantes de outras pastas e de outros órgãos que realizam atendimento de emergência, como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

A secretária explicou a estrutura da saúde, como funcionam os territórios e respondeu a algumas perguntas. A audiência teve mais de cinco horas de duração e, mesmo assim, algumas perguntas não puderam ser respondidas. A pedido dos vereadores, elas serão esclarecidas na audiência pública de prestação de contas da Saúde, que acontece nesta segunda-feira, dia 29, pela manhã.

OS AVANÇOS NA SAÚDE

A secretaria reativou os Conselhos Gestores das Unidades de Saúde. Existem grupos em Jacuecanga, Belém, Abraão, Encruzo da Enseada, UPA, Campo Belo. Para o Balneário, Parque Mambucaba, Frade, Bracui e Japuíba (Postão) também há grupos em fase de implantação.

As instalações físicas também estão sendo ampliadas. Em 2013, começaram as construções de unidades de saúde no Marinas, Belém, Campo Belo I e II; e reformas nas unidades do Frade I e II. Todas com previsão de entrega para 2015. Estão em licitação os projetos de obras nos postos do Balneário, Sapinhatuba III, Morro da Caixa D‘Água, e o CAPs Parque das Palmeiras, além do Centro Odontológico, no Centro da cidade.

A novidade do próximo ano serão as Academias de Saúde. Em parceria com o governo federal, serão cinco implantadas no município. Já começaram a ser construídas as academias do Parque Mambucaba, Jacuecanga e Parque das Palmeiras. A do Campo Belo está em processo licitatório.

REDE BÁSICA AMPLIADA

Em janeiro de 2013, quando a prefeita Conceição Rabha assumiu o cargo, a Saúde possuía 17 equipes completas de Estratégia de Saúde da Família. Atualmente são 62 equipes. Isso significa uma cobertura de 75% do território com atendimento básico de saúde. Os avanços também puderam ser sentidos No setor de Saúde Bucal, que tem uma cobertura de 78,23%. Eram 22 equipes completas, e hoje são 33.

A adesão a programas do governo federal foi intensificada nessa gestão. Angra dos Reis conta com 25 profissionais médicos do programa Mais Médicos e com 11 médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que incentiva o recém-formado a atuar na atenção básica.

Na atual gestão, a Secretaria de Saúde também aderiu ao programa Melhor em Casa, que é o acompanhamento a pacientes em internação domiciliar. Com isso, foi implantado o serviço de coleta laboratorial domiciliar. Também foi ressaltada na audiência a implantação do Centro de Reabilitação Municipal, com atendimento de fisioterapia (cerca de 564 usuários por mês) e RPG (cerca de 128 atendimentos mensais).

Outras ações apontadas como destaque nesta gestão foram o Programa Consultório na Rua e a abertura de leitos de observação, no Hospital Geral da Japuíba, e de internação, na Santa Casa, para pacientes da área de saúde mental. A adesão ao Programa da Rede Cegonha e a reforma do Centro Obstétrico tornaram a Santa Casa referência em maternidade.

SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Atualmente, Angra conta com cinco postos 24 horas em todo o município. Serviço de Pronto Atendimento no Parque Mambucaba, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Policlínica (com uma média de atendimento de 1.100 pacientes), o SPA Jacuecanga e o SPA Abraão. E o Hospital Geral da Japuíba, que atende a urgência e emergência.

Outra ferramenta no serviço de urgência e emergência é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que em janeiro de 2013 possuía 12 ambulâncias, e hoje tem 20.

OS DESAFIOS DA SAÚDE NO MUNICÍPIO

Para atender a toda essa estrutura, são necessários médicos plantonistas. Entretanto, a contratação desse profissional, segundo a secretária, é um dos gargalos da secretaria.

- Sabemos da deficiência de médicos, principalmente para os finais de semana. Pediatra então é um desafio maior ainda. Por isso, realizamos o processo seletivo para a contratação de mais de cem médicos em junho deste ano. Dentre eles, 38 pediatras. Mas somente 13 se inscreveram e 3 tomaram posse. Essa é uma angustia dos senhores, mas é nossa também. Nossos postos ficam descobertos - explicou a secretária Ana Cláudia, que acrescentou um número do Conselho Nacional de Medicina: dos 400 mil médicos registrados no país, 20 mil são pediatras, o que representa apenas 5% e demonstra que a falta de pediatra é uma dificuldade generalizada.

OUVIDORIA

A Ouvidoria do SUS tem sido um importante canal de comunicação. De oito atendimentos mensais, a Ouvidoria passou a fazer quase 90, dentre dúvidas, reclamações e elogios. As principais queixas identificadas foram o acesso à marcação de consulta por meio do telefone 0800-023-1023, a falta de médicos e a recepção das unidades.

- Vamos começar uma mudança no modelo de agendamento dos exames a partir de outubro. Quanto à falta de médicos, além do que já fizemos e já avançamos, faremos um concurso público no próximo ano para a contratação de mais profissionais. Já com relação ao atendimento nas recepções, vamos capacitar todos os profissionais que atuam nas recepções das unidades e divulgaremos nossa carteira de serviços, com informações aos usuários - explicou Ana Cláudia.

O telefone da Ouvidoria do SUS são 3364-4844 e 3365-2803. O correio eletrônico é fusar.ouvidoriasus@rj.gov.br

COMPOSIÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE

Da Atenção Básica ao serviço pré-hospitalar, passando por tratamentos de terapia e serviços especializados, a Secretaria de Saúde abrange todo o município com serviços e profissionais. Hoje, Angra dos Reis conta com:

Estratégia de Saúde da Família/ESF: 62 equipes
Unidade de Atenção à Saúde Indígena: 1 unidade
Unidade Básica de Saúde: 3 unidades
Núcleo de Apoio à Saúde da Família/Nasf: 4 unidades
Centro de Atendimento Psicossocial/CAPs: 3 unidades
Centro de Especialidades Médicas: 5 unidades
Serviços de Pré-Hospitalar Fixo/SPA: 4 unidades
Policlínica - Serviço de Pré-Hospitalar Fixo: 1 unidade
Unidade de Pronto Atendimento/UPA: 1 unidade
Serviço Pré-Hospitalar Móvel/Samu: 5 unidades
Serviço de hemodiálise: 1 unidade
Serviço de Apoio e Diagnose: 3 laboratórios, 3 serviços de raio-x, 3 serviços de densitometria, 2 serviços de ultrassonografia, 1 serviço de mamografia, 2 serviços de tomografia, 2 serviços de ressonância magnética, 1 serviço de ecocardiografia, 1 serviço de endoscopia, 1 serviço de otorrinolaringoscopia.
Serviço de terapia: 1 serviço de fisioterapia, 1 serviço de equoterapia, 1 serviço de hidroterapia
Serviço de Vigilância em Saúde: 4 unidades
Central de Regulação de Acesso: 1 unidade
Tratamento Fora de Domicilio: 1 unidade
Programa Melhor em Casa: 2 equipes
Serviços hospitalares: 3 unidades
Hospital Geral da Japuíba: unidade de atendimento emergencial aos traumas e de internação nas clínicas básica e especializadas
Hospital Maternidade Codrato de Vilhena: unidade de atendimento às gestantes de baixo, médio e alto risco, com internação em clínica e terapia intensiva
Hospital de Praia Brava: unidade de atendimento emergencial, gestação de baixo risco e internação nas clínicas básicas e terapia intensiva.